ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Relatório também ficará sob sigilo na ação que mantém Bernal no cargo

Paulo Yafusso | 06/06/2016 15:30
A pedido do prefeito Alcides Bernal, relatório final será anexado à Ação Popular que o mantém no cargo. Mas o relatório também estará sob sigilo. (Foto: Arquivo)
A pedido do prefeito Alcides Bernal, relatório final será anexado à Ação Popular que o mantém no cargo. Mas o relatório também estará sob sigilo. (Foto: Arquivo)

A decisão do desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva, de decretar sigilo no processo relacionado à Operação Coffee Break, trará implicações também na ação popular que tramita na 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, em Campo Grande, e que mantém o prefeito, Alcides Bernal (PP), no cargo. Nessa ação, o juiz deferiu pedido feito pelo chefe do Executivo municipal para que seja juntado aos autos o relatório final da operação, que investigou se houve corrupção em seu processo de cassação.

Mesmo com a decretação do sigilo no processo da Coffee Break, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) terá que encaminhar o relatório final para a 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivo e Individuais Homogêneos. Esse relatório foi uma das peças que fundamentaram a denúncia feita no último dia 31 pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, contra 24 investigados na Operação.

O relatório será juntado à Ação Popular, mas o acesso dele estará restrito aos advogados que atuam no caso. Liminar concedida pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho nessa ação é que mantém Alcides Bernal no cargo, mesmo depois de ter o mandato cassado pela Câmara Municipal, em sessão realizada no dia 12 de março de 2014.

Conforme decisão proferida no dia 20 de maio último, o juiz determinou que após a entrega dos documentos requeridos ao Gaeco, as partes serão notificadas para apresentarem defesa prévia no prazo de 10 dias. Vencido esse período, David de Oliveira Gomes Filho dará a sentença. A previsão é de que isso ocorra nas primeiras semanas de julho.

Outro procedimento do Gaeco que deve integração a Ação Popular foi requerida pela Câmara Municipal. É relacionado ao depoimento de Fabiano Neves, ex-motorista do vice-prefeito afastado Gilmar Olarte. Ele alegou que deu o depoimento sob coação, e que foi orientado a dizer que várias vezes levou Olarte para reuniões em que supostamente teria como objetivo traçar estratégias para a cassação do prefeito.

A assessoria do Fórum informou que o Gaeco ainda não remeteu à 2ªVara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos o relatório final da Coffee Break. Ainda de acordo com a assesossoria, a Ação Popular tramitará aberta, e o juiz deverá decretar sigilo apenas desse procedimento do Gaeco.

Nos siga no Google Notícias