ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Renan pode presidir Senado, mas não substituir Temer, decide STF

Alberto Dias | 07/12/2016 17:13

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram pela permanência de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, com uma ressalva: o alagoano fica impedido preventivamente de assumir a Presidência da República na ausência de Michel Temer.

A decisão ocorreu há pouco, ao final do julgamento sobre a liminar do ministro Marco Aurélio Mello, que destituiu Renan Calheiros do cargo. Ao todo, cinco ministros votaram pela manutenção de Renan no cargo, enquanto três defenderam o afastamento do parlamentar.

Votaram pelo afastamento de Renan os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux. Já os fotos contrários à permanência de Renan foram dos ministros Celso de Mello, Dias Toffoli e Teori Zavascki, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski.

A decisão de Marco Aurélio que afastou Renan foi proferida no início da noite de segunda-feira (5), mas o senador continua no cargo porque a Mesa da Casa se recusou a cumprir a decisão. Os senadores decidiram esperar decisão definitiva do plenário do Supremo.


Dois ministros não participaram do julgamento. O ministro Gilmar Mendes está em viagem oficial à Suécia e Luís Roberto Barroso está impedido de julgar a questão porque trabalhou com os advogados da Rede, partido que ingressou com a ação, antes de chegar ao Supremo.

Enquanto isso, Renan Calheiros (PMDB-AL) cumpre expediente normal como presidente do Senado.

(com agências) 

Nos siga no Google Notícias