ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Eleição renova pouco a Assembleia

Paulo Fernandes | 30/12/2010 14:33

André mantém maioria, mas PT elege quatro deputados

Recordista nacional, Londres Machado foi reconduzido para cumprir o 11º mandato na Assembleia (foto: João Garrigó)
Recordista nacional, Londres Machado foi reconduzido para cumprir o 11º mandato na Assembleia (foto: João Garrigó)

No ano marcado por um dos maiores escândalos políticos da história de Mato Grosso do Sul (a Operação Uragano, em Dourados), pouca coisa mudou na composição da Assembleia Legislativa, com as eleições de 3 de outubro.

Assembleia reelegeu mais da metade dos deputados(foto: João Garrigó)
Assembleia reelegeu mais da metade dos deputados(foto: João Garrigó)

Menos da metade das 24 vagas foram renovadas e o governador André Puccinelli manteve a maioria. Os partidos que caminharam juntos em prol da reeleição de Puccinelli elegeram 17 deputados, contra sete eleitos pela oposição.

O PMDB se manteve como o maior partido na Assembleia. O partido do governador André Puccinelli perdeu apenas um deputado, passando de sete para seis.

Ao término dos trabalhos, a oposição na Assembleia era formada apenas pelo quarteto petista: Amarildo Cruz, Paulo Duarte, Pedro Kemp e Pedro Teruel. Kemp e Duarte foram reeleitos. Teruel e Amarildo não se reelegeram, mas no lugar deles entram o hoje vereador Cabo Almi e o ex-prefeito de Dourados Laerte Tetila.

Além deles, os partidos de oposição elegeram o ex-prefeito de Aquidauana Felipe Orro (PDT), o vereador Alcides Bernal (PP) e o médico e ex-vice-governador George Takimoto (PSL).

Pelo histórico da Assembleia e dos eleitos, é possível que os três passem a integrar a base de apoio do governador.

Mesmas caras: Zé Teixeira (DEM) e Marquinhos Trad (PMDB) estão entre os reeleitos (foto: João Garrigó)
Mesmas caras: Zé Teixeira (DEM) e Marquinhos Trad (PMDB) estão entre os reeleitos (foto: João Garrigó)

O governador André Puccinelli também poderá contar com o apoio de políticos experientes como o campeão de mandatos Londres Machado (PR) e os reeleitos Zé Teixeira (DEM) e Onevan de Matos (PSDB).

Também foram reeleitos Marquinhos Trad (PMDB), Junior Mochi (PMDB), Carlos Marun (PMDB), Jerson Domingos (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB), Marcio Fernandes (PT do B), Paulo Corrêa (PR), Dione Hashioka (PSDB), Diogo Tita (PPS) e Antonio Carlos Arroyo (PR).

Ao time de deputados da base de apoio somam-se ainda Eduardo Rocha (PMDB, marido da vice-governadora eleita Simone Tebet), Mara Caseiro (PT do B, ex-prefeita de Eldorado), Lauro Sérgio Davi (PSB, presidente da Cassems) e Márcio Monteiro (PSDB).

Eleito pela oposição, radialista Alcides Bernal recebe diploma do presidente do TRE, Desembargador Luiz Carlos Santini (foto: João Garrigó)
Eleito pela oposição, radialista Alcides Bernal recebe diploma do presidente do TRE, Desembargador Luiz Carlos Santini (foto: João Garrigó)

Todos os deputados estaduais eleitos e reeleitos foram diplomados no último dia 10, com os oito deputados federais, dois senadores, os quatro suplentes de senador, o governador reeleito e a vice Simone Tebet.

Surpresas - As eleições para a Assembleia resultaram em apenas duas surpresas: as derrotas de Ary Rigo (PSDB) e de Youssif Domingos (PMDB).

Primeiro-secretário da Casa de Leis e um dos deputados mais experientes, com seis mandatos, Rigo não conseguiu se reeleger após aparecer em um vídeo da Operação Uragano falando em “devolução” de dinheiro ao governador André Puccinelli (PMDB) e pagamento de R$ 300 mil ao MPE (Ministério Público Estadual) e R$ 900 mil ao Tribunal de Justiça.

Político experiente, Youssif Domingos também não teve sucesso nas urnas após dedicar seu tempo com a líderança do governo na Assembleia. Agora, ele deverá ser escalado para comandar a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) no novo ano.

Confira a lista dos deputados eleitos e reeleitos (em ordem aleatória):

Marquinhos Trad (PMDB)

Junior Mochi (PMDB)

Carlos Marun (PMDB)

Jerson Domingos (PMDB)

Maurício Picarelli (PMDB)

Eduardo Rocha (PMDB)

Marcio Fernandes (PT do B)

Mara Caseiro (PT DO B)

Paulo Corrêa (PR)

Dione Hashioka (PSDB)

Lauro Sérgio Davi (PSB)

Márcio Monteiro (PSDB)

Diogo Tita (PPS)

Antonio Carlos Arroyo (PR)

Onevan de Matos (PSDB)

Londres Machado (PR)

Zé Teixeira (DEM)

Felipe Orro (PDT)

Alcides Bernal (PP)

Paulo Duarte (PT)

Cabo Almi (PT)

Pedro Kemp (PT)

Laerte Tetila (PT)

George Takimoto (PSL)

Nos siga no Google Notícias