ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ribeiro diz que aguardará julgamento "confiando em Deus"

Redação | 12/06/2009 20:18

O vereador campo-grandense Clemêncio Ribeiro, do PMDB, disse ao Campo Grande News que continua seus trabalhos aguardando o julgamento que o acusa de utilizar em benefício próprio a estrutura da Associação dos Ciclistas Amadores de Mato Grosso do Sul para fins eleitorais. Ele falou que confia em Deus, "meu mandato está nas mãos Dele, que seja feita a sua vontade".

Hoje a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) emitiu parecer favorável à cassação do mandato e inelegibilidade do parlamentar. De acordo com a PRE, que é ligada ao MPF (Ministério Público Federal), há provas suficientes de abuso de poder econômico, ou seja, de fornecimento de serviços médico-odontológicos em troca de voto.

Perícia realizada em computador apreendido na entidade, verificou a existência de vários arquivos relacionados a campanha e cadastro de eleitores, com informações relacionadas até mesmo a números de títulos eleitorais, zonas e seções de votação dos "pacientes". Na denúncia, oferecida pela PRE, também foi citada a existência de servidores públicos, do gabinete do vereador, trabalhando na associação.

Ribeiro explica que a associação existe desde 1996 e questionado pela reportagem sobre a veracidade das informações quanto ao cadastro de números de títulos eleitorais e zonas, não soube informar com precisão. "A associação funciona como um comércio e todo o comércio tem um cadastro de pessoas. Na associação não é diferente, existe um cadastro com dados como nomes e endereços".

Depoimento - Em seu depoimento, Ribeiro disse que não sabia de nada acerca da exigência do título eleitoral para utilização dos serviços na associação.

Os peritos constataram a presença de três programas que manipulam dados eleitorais. O banco de dados dos associados, denominado "cadastro de amigos", contava com 14.037 registros, com informações de dados pessoais

O parecer favorável da PRE será submetido à apreciação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Nos siga no Google Notícias