ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Ruiter define principais nomes após minirreforma em Corumbá

Fernanda França | 04/01/2011 08:11

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), já definiu os titulares das principais pastas que sofreram alterações durante minirreforma promovida na administração municipal.

Visando dar mais celeridade ao atendimento nas repartições públicas, o prefeito não fez mudanças bruscas, mas alguns remanejamentos.

A Secretaria Municipal de Gestão Governamental continua sob responsabilidade de Cássio Augusto da Costa Marques,mas ele passará a responder interinamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, até a definição de um novo nome.

Haroldo Ribeiro Cavassa vai chefiar a Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania. Permanece indefinido o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos.

A Escola de Governo, recém-criada pelo prefeito, ficará sob o comando de Maria Antonieta Santos Sabatel, que até o final do ano passado respondia pela Secretaria Municipal de Ações Sociais. A pasta foi extinta durante a reestruturação administrativa.

A Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) será comandada interinamente por Gerson Moraes.

Daniel Martins Costa continua comandando a Secretaria Municipal de Finanças e Administração. A Secretaria Municipal de Educação segue tendo a frente o professor Hélio de Lima. Para a Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito manteve o médico Lauther da Silva Serra.

Com a reordenação administrativa, a estrutura da prefeitura de Corumbá fica constituída em quatro grandes áreas: Governadoria Municipal, Gestão Governamental, Fomento ao Desenvolvimento Sustentável e Prestação de Serviços ao Cidadão.

Mudanças estruturais

De modo mais detalhado, a reforma da máquina administrativa transformou a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania na Secretaria Municipal de Educação e transferiu para a Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais a coordenação das pastas de ações voltadas para as mulheres, raças e juventude.

Ficam sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania as atividades relacionadas ao trabalho, renda e à proteção e defesa do consumidor.

A Secretaria Municipal de Ações Sociais foi transformada na Secretaria Municipal de Saúde, centralizadora das funções do Sistema Único de Saúde no município.

Foram deslocadas para a Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania as atividades vinculadas às diretrizes e ações do Sistema Único de Previdência Social.

Foi promovido o desdobramento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, passando as atividades para a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, visando destacar as ações de desenvolvimento sustentável do Município, em especial, na área do meio ambiente.

A Secretaria passará a ser identificada pelas áreas de infraestrutura, habitação e serviços urbanos.

A instituição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável fará com que a pasta assuma todas as funções da Secretaria Especial de Desenvolvimento Industrial e Econômico e coordenação das atividades das fundações de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

A reestruturação administrativa promoveu a fusão das áreas de desenvolvimento rural e de meio ambiente, com a transformação da Fundação Terra Pantanal na Funterra (Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário).

Dentro do organograma da prefeitura houve ainda a transformação da Secretaria Executiva de Controle Interno na Auditoria-Geral do Município para controle e acompanhamento da execução das despesas públicas no âmbito do Poder Executivo.

A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário e Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal estão vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

A Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) fica diretamente ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. Por sua vez, a Fundação de Esportes de Corumbá está vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

O nome para a pasta de Infraestrutura está sendo definido pelo prefeito Ruiter Cunha, que também já iniciou a escolha dos titulares das pastas de segundo e terceiro escalões.

Para dar início à reestruturação da máquina administrativa, em 30 de dezembro de 2010, o prefeito assinou três decretos exonerando os secretários e comissionados. Somente diretor de escola, diretor de creche e secretário de escola permaneceram nas funções gratificadas. Com informações do Diário Online.

Nos siga no Google Notícias