ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Sabatina de Marisa Serrano sobre TCE teve tom morno e de reverência

Marta Ferreira e Fabiano Arruda | 14/06/2011 17:58
A deputada Marisa, de costas, durante sabatina: sem pressão dos deputados. (Foto: Marcelo Victor)
A deputada Marisa, de costas, durante sabatina: sem pressão dos deputados. (Foto: Marcelo Victor)

Ocorreu em tom morno e quase de reverência a sabatina da senadora Marisa Serrano (PSDB), favorita para a eleição que a Assembleia Legislativa faz amanhã para escolher o novo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), na vaga deixada por Celina Jallad, falecida em fevereiro deste ano.

Durante sua fala aos deputados, Marisa confirmou que deve encerrar a carreira política e deixar o PSDB, por acreditar que conselheiros não devem ter “ideologia nem ligação partidária”.

Ao deixar a sabatina, ela evitou o clima de já ganhou, mesmo que ele tenha ficado explicíto na audiência. Indagada se o placar será de 16 a 5, a senadora disse que, na vida política, aprendeu que não se canta vitória antes do tempo.

Sem pressão- Durante a sessão, porém, os 21 deputados presentes trataram Marisa já como uma provável eleita ao cargo de conselheiro, na primeira sabatina feita na história da Assembleia para a escolha de conselheiros.

Sem polêmicas, como aconteceu na sabatina do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), o outro candidato, as perguntas a Marisa se resumiram ao histórico dela e sua qualificação para ocupar o cargo e a sua opinião sobre o funcionamento do Tribunal.

Até quem já declarou o voto ao adversário de Marisa na disputa manteve o tom cordial com a senadora, como ocorreu com o deputado Paulo Duarte (PT).

Ele foi responsável pela pergunta que provocou questionamentos e acabou sendo vetada na sessão com Arroyo, sobre a influência do governador André Puccinelli (PMDB) na escolha do conselheiro. Com Marisa, porém, preferiu explicar porque não votaria nela, aproveitou para elogiar a senador, a quem chamou de coerente por ser eleita pela oposição e continuar nela em relação ao governo federa.

Na sequência, indagou a senadora sobre propostas de mudança na atuação do TCE.

Durante suas respostas, Marisa Serrano salientou, diversas vezes, a experiência em 40 anos de vida pública, que começou como diretora de escola, passou pela função de delegada do Ministério da Educação no Estado, de deputada federal, vice-prefeita e senadora.

Por essa trajetória, ela disse aos deputados acreditar que tenha conhecimento jurídico e experiência administrativa suficiente para ocupar o cargo de conselheiro, a quem cabe fiscalizar e dar pareceres sobre a prestação de contas dos agentes públicos estaduais e municipais.

Nos siga no Google Notícias