ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Sai hoje lista tríplice para cargo de procurador-geral

Redação | 04/04/2008 09:10

Sete candidatos disputam hoje indicação para a lista tríplice que, ao ser encaminhada para o governador André Puccinelli (PMDB), definirá o nome do novo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul. A eleição é realizada das 9h às 18h na sede da PGJ, no Parque dos Poderes, e o indicado ficará à frente do órgão entre 2008 e 2010. O resultado deve ser divulgado ainda hoje.

Disputam a indicação os procuradores Antônio Siufi Neto, Carlos Alberto Zeola, Marigô Regina Bittar, Mauri Valentim Riccioti, Miguel Vieira da Silva, Olavo Monteiro Mascarenhas e Paulo Alberto de Oliveira. O processo de escolha será coordenado pela comissão eleitoral, formada pelos também procuradores de Justiça Adnil Maria da Silva, Afonso Nunes da Cunha e João Albino Cardoso Filho.

Estão aptos para votar 25 procuradores e 144 promotores de Justiça. A votação é plurinominal, isto é, cada eleitor poderá votar no mínimo de dois e no máximo em três candidatos. Promotores do interior encaminharam seus votos pelos Correios, para serem abertos também hoje.

O cargo de procurador-geral de Justiça atualmente é ocupado por Irma Vieira de Santana e Anzoategui. Cabe à PGJ exercer atribuições administrativas e funções do MPE; representar aos tribunais locais contra leis e atos normativos estaduais e municipais que contrariam a Constituição Federal, encaminhar pedidos de intervenção no Estado e municípios; representar o MPE em plenárias de tribunais; ajuizar ações penais de competência dos tribunais; determinar arquivamentos de representações, notícias de crime, peças de informação; conclusão de comissões parlamentares de inquérito ou inquéritos policiais; impetrar no âmbito do MP mandados de segurança contra atos do governador, da Mesa e Presidência da Assembléia, do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, prefeito e presidente da Câmara dos Vereadores da Capital e secretários de Estado; dentre outras atribuições.

Debate

Nos siga no Google Notícias