ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Sarney é eleito presidente do Senado pela terceira vez

Redação | 02/02/2009 12:32

Com 49 votos o senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado Federal. A votação foi realizada na amanhã de hoje. O petista Tião Viana (AC), que também concorria ao cargo, recebeu 32 votos. Esta é a terceira vez que Sarney ocupa a cadeira de presidente do Senado.

De acordo como regimento interno da casa, para ser eleito o candidato precisa ter maioria simples dos 81 senadores.

Na ocasião, Sarney rebateu críticas de aliados de Tião de que seu retorno à presidência representa a manutenção do conservadorismo político na Casa. "Ouvi muitos discursos aqui. Uma parte quero contestar porque é injusta", iniciou sua defesa.

"Desde que comecei como político, sempre procurei caracterizar-me como inovador. Nunca meus olhos ficaram como lanternas voltadas para trás. Não me chamem de um homem retrógrado, como se fosse um velho que chega aqui sem querer renovar o Senado. Sempre tive esta vontade", afirmou.

Ainda em sua defesa, Sarney listou uma série de medidas implementadas durante suas gestões na Casa para mostrar que, no passado, foi favorável à renovação. "Fundei os primeiros circuitos fechados de TV, depois a primeira TV educativa do Brasil. Não me chamem de um velho que não tem gosto pela inovação. aqui no Senado, quando cheguei, a idéia da informatização foi minha".

Em seu discurso Sarney enfatizou que não pretendia ser candidato à presidência do Senado, mas que não poderia "fugir ao dever", já que, segundo ele, a idéia de sua candidatura partiu de seus colegas, inclusive de outros partidos. E disse que tem Deus como testemunha de sua disposição inicial.

"Eu nunca fui candidato pela minha vontade, mas por convocação. Eu não queria disputar a presidência do Senado, fui convocado como um homem público que não pode deixar de fugir ao dever de atender a essa convocação no momento em que colegas de quase todos os partidos me solicitavam que assim eu fizesse", afirmou.

Nos siga no Google Notícias