ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Se depender da bancada de MS, Dilma Rousseff será cassada no Senado

Os três senadores do Estado devem votar a favor do impeachment

Leonardo Rocha | 25/08/2016 09:15
Senador Waldemir Moka destaca que a bancada de MS vai votar a favor do impeachment (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
Senador Waldemir Moka destaca que a bancada de MS vai votar a favor do impeachment (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

Os três senadores de Mato Grosso do Sul devem votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Os peemedebistas Waldemir Moka e Simone Tebet já confirmaram que vão se posicionar pela cassação, enquanto Pedro Chaves (PSC) disse que a tendência é seguir este mesmo caminho.

O senador Waldemir Moka (PMDB) revelou que inclusive vai interrogar a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), durante seu depoimento no Senado Federal, previsto para ocorrer na segunda-feira (29). Ele também vai usar a tribuna, para fazer seu discurso, antes da votação final do impeachment, que deve ocorrer na terça-feira (30).

"Como representante da bancada de MS, vou fazer o meu questionamento a presidente, e espero que ela dê uma resposta convincente. Também vou usar o meu tempo para expor minha posição sobre as denúncias, que já foram exaustivamente debatidos entre nós", disse Moka, que não quis antecipar qual será sua pergunta.

Ele ponderou que a estratégia da oposição no Senado, é deixar a sessão cada vez mais longa, para "demorar" o resultado final do julgamento. "Já o nosso lado vai trabalhar para diminuir o tempo, sem cercear os direitos de defesa e espaço que todos os senadores possuem, mas o tema já foi amplamente debatido", disse o peemedebista.

Moka adiantou que os três senadores de Mato Grosso do Sul devem votar juntos pela cassação da presidente e que resta agora apenas cumprir todas as regras e tempos instituídos pelo STF (Supremo Tribunal Federal). "Estou aqui no plenário (Senado), o presidente Ricardo Lewandowski já abriu os trabalhos, agora resta seguirmos até a votação".

Julgamento - O processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) chega a sua fase final, com o seu julgamento conduzido pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Ele abriu os trabalhos nesta manhã (25), e vai ter a disposição nesta quinta-feira até domingo (28) o espaço para ouvir as testemunhas de defesa e acusação.

Está previsto o depoimento da presidente Dilma Rousseff (PT) para segunda-feira (29), onde vai se abrir espaço para o interrogatório dos senadores, tendo cada um cinco minutos para fazer a pergunta, a resposta não terá tempo determinado. No mesmo dia ocorrem os debates entre advogados de acusação e defesa.

Os pronunciamentos dos senadores devem começar na terça-feira (30), para depois iniciar a votação do julgamento final, no Senado Federal. São necessários 54 votos dos 81 senadores, para cassar a presidente, que ficaria inelegível por oito anos, começando a contar em 2018.

Nos siga no Google Notícias