ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Secretárias ignoram convocação de vereadores e não esclarecem dúvidas

Antonio Marques | 29/02/2016 12:01
Mesmo sem a presença de secretárias municipais em reunião, vereadores ouvem diretores exonerados (Foto: Antonio Marques)
Mesmo sem a presença de secretárias municipais em reunião, vereadores ouvem diretores exonerados (Foto: Antonio Marques)

As titulares da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Leila Machado, e das SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) Marcela Rodrigues Caneiro, ignoraram a convocação de comparecerem a Câmara Municipal nesta manhã para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre as demissões em massa de 47 diretoras da Reme (Rede Municipal de Ensino) e apresentação das políticas públicas de acessibilidade para deficientes físicos na Capital.

Marcada para iniciar às 9 horas no Plenarinho da Casa, a reunião inciou com cerca de 40 minutos de atraso, mesmo sem a presença das secretárias, que também não encaminharam justificativas ao vereador Alex do PT, que presidia a mesa do evento. “É lamentável que as secretárias não tenham comparecido a esta reunião para prestar os devidos esclarecimentos sobre as exonerações dos diretores. Nossa intenção era apenas esclarecer os motivos. Não queremos caças as bruxas”, declarou o parlamentar.

Conforme o artigo 25 da Lei Orgânica de Campo Grande, os vereadores podem convocar o prefeito e os secretários municipais ou quaisquer outros titulares de órgãos diretamente subordinados ao chefe do Executivo “para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado.” Se não comparecerem e não houver “justificativa adequada” os convocados podem responder por crime de responsabilidade.

Os vereadores que participaram do evento disseram que não iriam desistir de ouvir os esclarecimentos da secretária de Educação, Leila Machado, e que fariam nova convocação a mesma. “Se ela não comparecer novamente, vamos tomar as medidas para responsabilizá-la”, destacou Alex do PT.

Além do presidente da mesa, participaram da reunião os vereadores Edil Albuquerque (PMDB), Otávio Trad (PTdoB), Eduardo Romero (Rede), Chiquinho Teles e Ademar Vieira Junior, o Coringa, ambos do PSD; e Roberto Santana dos Santos, o Betinho (PRB). Também estiveram presentes pelo menos 10 diretores exonerados e alguns professores da Reme.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) chegou até a porta do Plenarinho, mas ao saber que as secretárias não estavam presentes e nem haviam encaminhada as justificativas nem entrou. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, as titulares da Educação e da Assistência Social não compareceram pro terem “compromissos anteriormente assumidos e inadiáveis”.

Nos siga no Google Notícias