ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Secretario diz que 168 índios foram mortos durante conflitos em 5 anos

Alan Diógenes | 03/12/2015 17:17
Secretário de Segurança Pública, Silvio Maluf, (2º da esquerda para direita) entregou aos deputados amontoado de inquérito civis envolvendo indígenas. (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário de Segurança Pública, Silvio Maluf, (2º da esquerda para direita) entregou aos deputados amontoado de inquérito civis envolvendo indígenas. (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário disse que 168 índios morrerem durante crimes em 5 anos. (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário disse que 168 índios morrerem durante crimes em 5 anos. (Foto: Marcos Ermínio)

O secretário estadual de Segurança Pública Silvio César Maluf, declarou na tarde desta quinta-feira (3), durante reunião da CPI do Genocídio Indígena, na Assembleia Legislativa, que 168 índios morreram em conflitos, entre 2010 e 2015. O número é bem inferior ao levantado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que aponta 360 mortes.

Ainda de acordo com o secretário, houve 81% de elucidação dos homicídios contra indígenas neste ano. A porcentagem é bem maior do que é referente aos homicídios contra não indígenas, que representam 77%.

“Levando em conta que o que leva a acontecer os atos são os mesmos motivos que o sefere aos não indígenas, ou seja, drogas, álcool, violência sexual e doméstica, entre outros fatores, os números apontam uma vítória. Pensar num mundo sem crimes é um sonho, então nosso objetivo é reduzir ainda mais o índice de crimes envolvendo esta parcela da população”, explicou Silvio Maluf.

Apesar do resultado positivo, o secretário demostrou aos parlamentares integrantes da comissão, que as ocorrências policiais aumentaram entre os indígenas. Em novembro deste ano, foram registrados 299 ocorrências policiais, 24 a mais que no mesmo período do ano passado. “Ligamos o fato ao aumento da população indígena. Em cinco anos houve um aumento de 36% da população indígena, sendo que a população não indígena cresceu 14,5%”, destacou.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e também revelam que houve uma queda nas ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros. Até novembro deste ano foram feitos 72 atendimentos aos indígenas, sete a menos que no mesmo período do ano passado.

O secretario disponibilizou aos deputados três amontoados de documentos, dados e inquéritos civil envolvendo indígenas. Informações que foram levantadas junto com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública)

O fat foi elogiado pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR). “Em seis anos de mandato, esta é a primeira vez que vejo uma secretaria agir de forma organizada e entregar documentos para depreciação dos deputados dentro do prazo”, comentou.

Troca de responsabilidades – Silvio Maluf disse durante o evento que o STF (Supremo Tribunal Federal) “oscila em suas decisões” quanto o assunto é crime contra índios. Para ele, muitas vezes a responsabilidade cai sob o Estado, sendo que maior parte deveria ser resolvido pela União.

“Acredito que o dever maior de resolver os conflitos seja da União, já que ela que detém todos os poderes, os órgãos de saúde indígena, a Polícia Federal, Forças Armadas e cuida da questão da exploração das terras. Por isso também peço a vocês que chamem a PF também para ser ouvida sobre esta questão”, finalizou.

Denúncia – Sobre a denúncia do MPE (Ministério Público Estadual) alegando que policiais estariam deixando de atender aldeias em Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, o secretário disse que não é procedente, uma vez que as equipes atendem de forma emergencial.

“O MPE também não apontou quais policiais fizeram isso, se não poderiam sofrer punição por desobediência. Outra questão é que muitas vezes o Corpo de Bombeiros atende a ocorrência primeiro, para que depois esta virte um caso policial. Sempre tratamos o assunto com imparcialidade e orientamos ”, mencionou.

Participaram da reunião o presidente da comissão, deputado estadual João Grandão (PT), e os deputados Mara Caseiro (PT do B), Professor Rinaldo (PSDB) e Antonieta Amorim (PMDB). Na reunião, os parlamentares aproveitaram para convidar o elegado-geral da Polícia Civil Roberval Maurício Cardoso Rodrigues a participar de outra reunião da comissão no dia 10 deste mês.

Nos siga no Google Notícias