ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Seguindo modelos, deputado defende criação de Banco do Centro-Oeste

Bruno Chaves | 05/11/2013 15:12

Um banco de fomento ao desenvolvimento do Centro-Oeste deve ser criado nos moldes dos existentes para as regiões da Amazônia (BASA), Nordeste (BNB) e Sul (BRDES), defende o deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS).

A ideia é ter um instrumento que ajude a superar alguns dos problemas estruturais da região de Mato Grosso do Sul, que, segundo o parlamentar, passa por um período de crescimento econômico, com expansão do agronegócio e da industrialização, mas enfrenta problemas de logísticas.

Para o deputado, o Centro-Oeste sofre com a falta de logística que reduz sua competitividade para atrair novos investimentos necessários para a diversificação da sua matriz econômica, além de comprometer ganhos de produtividade.

A atual situação revela uma flagrante discriminação política e econômica por parte do Governo Federal, revela o parlamentar por meio da assessoria de imprensa. Trad avalia que o tratamento da União com a região que tem repetido recordes de produção de grãos, com crescentes índices de produtividade agrícola e pecuária, é discriminatório.

“O País assiste a prodigiosa expansão agroindustrial, com destaque para a agroenergia e para a produção de celulose. Este cenário aponta a robustez e a sofisticação da economia do Centro-Oeste”, avalia.

Banco regional – A criação de um banco regional é prevista no projeto 6889 da senadora Goiânia Lúcia Vânia e vai cumprir um papel além de uma instituição financeira convencional, analisa o deputado.

Para ele, um banco regional terá a missão de formular políticas públicas e ajudar na a definição de projetos estratégicos para o Centro-Oeste.

“Enquanto não contar com o seu Banco de Desenvolvimento Regional, o Centro-Oeste brasileiro, apesar da sua crescente liderança na produção de proteínas para o mundo, seguira sendo uma ‘sub-região’ na vesga visão dos mandarins do sistema financeiro nacional”.

Trad finaliza avaliando que os recursos do FCO (Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste), gerenciados pelo Banco do Brasil, não são suficientes para suprir a demanda por crédito gerada por empresários do campo e da cidade, cooperativas e agroindústrias.

Ele lembra que Mato Grosso do Sul fica com apenas 23% orçamento, aproximadamente R$ 1,2 bilhão, sendo que, para atender os pedidos de financiamentos protocolados, haveria a necessidade de mais R$ 600 milhões nesse montante.

Nos siga no Google Notícias