ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Sem Bernal, moradia domina "debate" com Giroto

Nyelder Rodrigues | 24/10/2012 21:36
Na foto, o candidato a prefeito Edson Giroto e a mediadora Flávia Vicuña (Foto: Divulgação)
Na foto, o candidato a prefeito Edson Giroto e a mediadora Flávia Vicuña (Foto: Divulgação)

O candidato a prefeito de Campo Grande Edson Giroto (PMDB) participou nesta quarta-feira (24) de mais uma entrevista para discutir e apresentar as propostas para Campo Grande na disputa eleitoral deste segundo turno, na TV Guanandi.

A ideia inicial era que o programa fosse um debate entre Giroto e o candidato Alcides Bernal (PP). Entretanto, alegando problemas com a agenda de compromissos, Bernal não compareceu ao debate, mediado pela jornalista Flávia Vicuña.

Um dos assuntos discutidos durante o programa foi moradia. O peemedebista lembrou-se de quando assumiu o cargo de secretário em Campo Grande, em 1996. Conforme Giroto, na época, existiam 80 mil famílias, cerca de 320 mil pessoas, sem ter onde morar na cidade. Desde então, 45 mil casas foram construídas, abrigando aproximadamente 180 mil pessoas.

Além disso, Giroto afirmou que ainda faltam construir 35 mil casas em Campo Grande, e que, em parceria com os governos federal e estadual, ele garantia a construção de 15 mil delas, o que poderia abrigar por volta de 60 mil pessoas.

Já na questão saúde, o peemedebista falou que questões como remuneração, plano de carreira e carga horária de trabalho precisam ser revistas para poder oferecer um sistema de saúde de maior qualidade na Capital.

Impostos e segurança - Mais uma vez, Giroto reafirmou o compromisso em revisar o IPTU, tornando mais justo, sendo aplicado de maneira progressiva.

“Quando o cidadão paga o imposto ou coloca comida na mesa para os filhos, aí é que vale a sensibilidade do prefeito, aí é que vale o imposto social”, declarou o peemedebista, que é contra o congelamento da tarifa, alegando que não como reclamam que está cara, não pode congelar ele caro.

Quanto a questão da segurança, novamente Edson Giroto apontou a atuação conjunto entre Guarda Municipal e Polícia Militar (PM) para buscar a solução dos problemas de segurança. Além da formação e treinamento, o candidato afirmou que pretende armar os guardas, além de implantar câmaras de monitoramente em pontos estratégicos da Capital.

Ausência do adversário - Este foi o terceiro "debate" realizado no segundo turno em Campo Grande que Alcides Bernal recusou participar, alegando problemas com agenda. O programa da TV Imaculada foi cancelado, e o do SBT MS realizado na terça-feira (23).

Além disto, Bernal também recusou o convite para apresentação de propostas na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). O evento também foi cancelado. A realização do debate desta noite de quarta-feira, na TV Guanandi, foi respaldado por decisão da Justiça Eleitoral.

Nos siga no Google Notícias