ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Sem mudanças, deputados aprovam lei de acesso à informação

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 11/09/2013 12:05
Projeto ainda terá segunda votação na Assembleia Legislativa. (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Projeto ainda terá segunda votação na Assembleia Legislativa. (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Sem sofrer alterações, o projeto da lei de acesso à informação do governo do Estado passou hoje pela primeira votação na Assembleia Legislativa. Os deputados aprovaram a proposta do Poder Executivo de forma unânime e sem qualquer alteração.

“A Assembleia Legislativa junto com o governo do Estado já cumpre o seu papel de transparência, agora, as regras serão definidas”, afirma o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB).

“É o principal anseio da população, saber todas as ações e projetos do poder público”, salienta o deputado Pedro Kemp (PT). O projeto de lei chegou a ser debatido em audiência pública nesta semana. A reunião foi solicitada pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB), para quem o Estado está atrasado, pois a lei já está em vigor no país desde o ano passado.

O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa em 16 de julho. Agora, a proposta, que já passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), passará pelo crivo de outras comissões e seguirá para a segunda votação.

O texto prevê que só serão divulgados as tabelas remuneratórias dos cargos e funções, sem nomes dos servidores. A proposta também define até documentos ultrassecretos, que só poderão ser divulgados após 25 anos por serem considerados estratégicos ou sigilosos.

A proposta foi elaborada por uma comissão, convocada ano passado, que teve a participação do poder Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e TCE (Tribunal de Contas).

Nos siga no Google Notícias