ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Senado aprova projeto que alivia impostos para as microempresas

Alan Diógenes | 29/04/2014 22:06

O projeto que trata da substituição tributária para os optantes do Simples Nacional foi aprovado pelo plenário do Senado, na noite desta terça-feira (29). O projeto 323/2010 de relatoria do senador Armando Monteiro Neto (PTB) diminui a lista de produtos sujeitos ao regime especial de tributação. O texto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

De acordo com informações do jornal Estadão, a substituição tributária foi criada para simplificar a cobrança de tributos de setores que têm como característica a produção concentrada e venda pulverizada, como bebida, cigarro e pneus. O relator afirmou que quase todos os Estados alargaram para as micro e pequenas empresas esse regime de tributação, inclusive aquelas que estão no Simples Nacional. Na prática, isso levou a um aumento da carga tributária dessas empresas.

Armando Monteiro estima que a proposta agora beneficiará em torno de 800 mil micro e pequenas empresas que serão retiradas desse regime de recolhimento de impostos. Se aprovado, o sistema passe a valer a partir de 2016.

No último parecer apresentado no dia 8 deste mês, Armando reduziu para cerca de 40 o cardápio de operações sujeitas ao regime, como o setor de bebidas, óleos vegetais, farinha de trigo, açúcar, veículos automotivos, produtos farmoquímicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, adubos e PVC. Essa lista só pode ser aumentada, segundo ele, se for aprovada lei específica para tanto. Outra mudança aceita no parecer foi reduzir os mecanismos para reduzir a burocracia para as empresas.

Nos siga no Google Notícias