ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Senado aprova reforma da Lei de Licitações que teve Moka como relator-revisor

Bruno Chaves | 12/12/2013 17:24
Senadores Waldemir Moka e Kátia Abreu, relator-revisor e relatora da reforma da Lei de Licitações (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Senadores Waldemir Moka e Kátia Abreu, relator-revisor e relatora da reforma da Lei de Licitações (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A Comissão Especial do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (12), uma ampla reforma na Lei de Licitações (8.666/1993) que teve o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) como relator-revisor. Entre as mudanças, a reforma elimina a carta-convite e a tomada de preços.

Agora, o projeto tramitará pelas comissões permanentes do Senado no próximo ano. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, a reforma revoga algumas leis em vigor, como a própria 8.666/1993 e as que instituíram o regime diferenciado de contratações públicas (12.462/2011) e o pregão (10.520/2002).

Para Moka, com as alterações, mecanismos que reduzem a burocracia nas licitações e punem com mais rigor as irregularidades são criados. O parlamentar ainda destacou o trabalho dos integrantes da comissão, em especial da relatora, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO).

O projeto conta com 14 capítulos e traz diversas inovações como a inversão de fases, o julgamento das propostas antes da habilitação. Para Kátia Abreu, duas são as vantagens nessa inversão: geração de economia para a administração, que examina apenas a habilitação do vencedor; e dificuldade de manipulação da licitação por cartéis, por impedir "a ação conjunta de grupos de licitantes sobre concorrentes não participantes do conluio".

Nos siga no Google Notícias