ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Senadora de MS consegue acelerar processo de impeachment de Dilma

Leonardo Rocha | 02/06/2016 12:17
Simone Tebet apresentou alternativa para acelerar processo de impeachment (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Simone Tebet apresentou alternativa para acelerar processo de impeachment (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) conseguiu acelerar o processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Integrante da comissão que analisa o caso no Senado, ela sugeriu a redução de 15 para cinco dias no prazo para as alegações finais da defesa e acusação, alternativa acatada pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente do grupo.

De acordo com a Agência Brasil, Simone alegou que a redução do prazo, vai acelerar o fim desta etapa no processo. Para justificar a alternativa, ela citou o artigo 404, do Código de Processo Penal, que define em cinco dias (prazo) para alegações finais. Esta questão de ordem foi colocada em pauta, nesta manhã (02), durante a sessão da comissão processante de impeachment.

A oposição reagiu a opção da senadora e acusaram o presidente da comissão, de sofrer pressão do presidente interino, Michel Temer (PMDB), para que o processo seja acelerado. O ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que faz a defesa da presidente, inclusive lembrou que o rito do processo de impeachment, segue o parâmetro de 1992, no processo contra o ex-presidente e atual senador, Fernando Collor (PTN).

Cardozo ponderou que esta redução no prazo, pode violar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), em relação ao espaço da defesa. Ainda alegou que a fase de "alegações finais" é a mais importante do processo, pois acontece após todas as provas estarem reunidas.

Raimundo Lira se defendeu das acusações, dizendo que "não estava pressionado por ninguém" e apenas acatou a alternativa da senadora de MS, porque teve o aval da assessoria técnica da Comissão Processante. Tanto a defesa da presidente, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), irão recorrer desta decisão junto ao presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski.

De acordo com o relator da comissão, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a previsão do julgamento do impeachment é para o dia 2 de agosto, no entanto se houver redução neste prazo, pode ser antecipado para a segunda quinzena de julho. A sessão será conduzida por Ricardo Lewandowski, que é o responsável por esta etapa do processo.

Nos siga no Google Notícias