ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Senadores divergem sobre alíquota única para ICMS

Marcos Chagas, da Agência Brasil | 23/04/2013 13:20

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reúne amanhã (24), às 11h30, para votar o projeto de resolução do Senado que trata da unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os debates de hoje mostram que o tema é polêmico e divide os senadores. As novas regras teriam uma transição até 2026.

O parecer do relator do projeto de resolução do Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), estabelece alíquota de 7% na venda de produtos industrializados pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; 4% aos estados do Sul e Sudeste; e 12% à Zona Franca de Manaus (AM), áreas de livre comércio e venda de gás natural.

Os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Eunício Oliveira (PMDB-CE) defenderam o estado, de origem. “No Ceará, a Grendene que saiu do Rio Grande do Sul emprega, em Sobral, 25 mil pessoas e, no Ceará, mais de 30 mil”, disse Arruda. Ele disse que, da forma como está o parecer, pretende votar contra. Eunício Oliveira defendeu que incentivos fiscais porventura concedidos a um estado, pelo governo federal, possam valer para todos.

Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu que a alíquota de 7% do ICMS seja estendida ao comércio. O Espírito Santo, apesar de ser do Sudeste, será beneficiado pela alíquota mantida às regiões menos desenvolvidas.

Lúcia Vânia (PSDB-GO) ressaltou que seu estado tem um “grande polo têxtil e calçadista” que precisa ser convalidado juntamente com o setor industrial. Para ela, não adianta querer tratar isoladamente da chamada guerra fiscal sem uma ampla reforma tributária.

Já o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) destacou que é inconcebível tentar estabelecer uma política de unificação do ICMS com “um estado brigando com o outro”. Segundo ele, caso o projeto de resolução seja aprovado no Congresso, o Paraná sofrerá perdas na área de informática, principalmente. Ele disse que as alíquotas diferenciadas manterão a guerra fiscal.

Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que as alíquotas de 7% de ICMS aos estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e 12% à Zona Franca de Manaus e operações de compra de gás natural “são fortes”. Ele apresentou emenda para resgatar a proposta do governo de arrecadação de 4% a todos os estados a partir de 2021.

Nos siga no Google Notícias