ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Sessão comunitária tem vereador sem paletó, fazendo selfie e no celular

Juliana Brum | 20/05/2015 15:48
Edil Albuquerque, Chiquinho Telles e Dr.Loester ouvem as principais reivindicações de braços cruzados, enquanto Luiza Ribeiro expõe documento (Foto: Marcos Ermínio)
Edil Albuquerque, Chiquinho Telles e Dr.Loester ouvem as principais reivindicações de braços cruzados, enquanto Luiza Ribeiro expõe documento (Foto: Marcos Ermínio)

A grande diferença da sessão comunitária da ordinária é o contato dos vereadores com os eleitores e o clima de descontração. Durante a 11ª sessão comunitária, que aconteceu na Escola Municipal “Senador Rachid Saldanha Derzi”, no Bairro Noroeste, houve parlamentar fazendo selfie com a população, falando no celular enquanto outro falava ao microfone, de braços cruzados ou até mesmo bocejando.

Toda quarta-feira, os vereadores recorrem a roupas despojadas, sem a necessidade do terno e gravata. Eles se sentem mais livres do ritual da sessão ordinária normal.

Sem a sessão ter finalizado alguns veadores posaram para fotos com alunos, outros beijavam e abraçavam eleitores quebrando o protocolo da formalidade vista nas sessões ordinárias no plenário.

Durante a sessão no Bairro Noroeste, na manhã de hoje, chamou a atenção o semblante de preocupação do secretário de Infraestrutura, Valtemir Alves de Brito, um dos principais integrantes da administração de Gilmar Olarte (PP). Ele aproveitou o evento para defender o chefe das denúncias veiculadas pela mídia nos últimos dias, como o envolvimento de dívidas com agiotas. 

Valtemir Alves de Brito presta atenção e com rugas de expressão no rosto demonstra preocupação (Foto: Marcos Ermínio)
Valtemir Alves de Brito presta atenção e com rugas de expressão no rosto demonstra preocupação (Foto: Marcos Ermínio)
Vereador José Chadid (ao centro) posa para foto junto com os alunos presentes (Foto: Marcos Ermínio)
Vereador José Chadid (ao centro) posa para foto junto com os alunos presentes (Foto: Marcos Ermínio)

O vereador José Chadid (sem partido), o presidente da Casa de leis Mario César (PMDB) e as vereadoras Carla Stephanini (PMDB) e Luisa Ribeiro (PPS) também posaram para a fotografia. Chiquinho Telles também tirou para diversas fotos com lideranças locais, tudo isto enquanto o vereador Marcos Alex (PT) se pronunciava.

A vereadora Luiza Ribeiro ouve os pedidos de Shirley Ribeiro e Marilza de Oliveira moradores da comunidade do Noroeste (Foto: Marcos Ermínio)
A vereadora Luiza Ribeiro ouve os pedidos de Shirley Ribeiro e Marilza de Oliveira moradores da comunidade do Noroeste (Foto: Marcos Ermínio)

A vereadora Luiza foi vista durante diversos momentos dando atenção para a comunidade. "A principal reivindicação é regularização dos terrenos e serviços públicos, além das perguntas sobre o que será feito do prefeito Gilmar Olarte", dizia.

A vereadora Magali Picarelli (PMDB) também falou com alguns moradores e saiu antes do término da sessão.

Alex  (à esquerda) pede que liguem para ele depois e Paulo Pedra (à direita) fala normalmente ao celular durante a sessão (Foto: Marcos Ermínio)
Alex (à esquerda) pede que liguem para ele depois e Paulo Pedra (à direita) fala normalmente ao celular durante a sessão (Foto: Marcos Ermínio)

Sem nenhum constrangimento os parlamentares atendiam o telefone no meio da sessão. Conversas paralelas também eram constantes.

No geral os vereadores estavam tranquilos e todos muitos acessíveis a qualquer pegunta que fosse feita sendo da imprensa ou da comunidade, já que dentro da quadra o policiamento era diferente do que o normal da casa de leis que é mais formal e impõe algumas regras como a obrigatoriedade do crachá para entrar na arena próxima aos parlamentares.

As principais reivindicações do bairro Noroeste foram: a regularização dos terrenos do conjunto "Leon Conte Donizete", asfalto e melhorias na infraestrutura como implantação de esgoto e energia.

Ecilda da Silva, 73 anos, que foi a primeira moradora do "Leon Conte Donizete", falou sobre a insatisfação com o descaso em que o bairro se encontra por parte da administração que não tem nem feito a limpeza das ruas.

"Tenho optado em visitar meu filho que mora em Brasília, porque está uma vergonha a situação deste bairro. Que há mais de sete anos não tem esgoto e ruas estão cheias de buracos como em frente da minha casa" reclamou Ecilda.

Sentada na primeira fila, Shirley Ribeiro, 35, destacou que a "Favela do Noroeste" precisa urgente de ajuda. "Lá tudo é clandestino queremos pedir para os vereadores que façam alguma coisa. O esgoto é a céu aberto, não temos asfaltos, além das ligações de luz e água serem todas clandestinas já que não temos os documentos de regularização dos terrenos.

O titular da Seintrha, Valtemir Alves de Brito, afirmou que participará mais das sessões comunitárias para ouvir a população e que pedirá a limpeza da entrada do bairro e providenciará a recuperação da linha de ônibus do bairro. Esclareceu que a paralisação da praça da juventude foi por causa de irregularidades no projeto, que está na Justiça.

Ele também pediu permissão e defendeu o prefeito Gilmar Olarte (PP) afirmando que as matérias publicadas à respeito do prefeito são mentirosas e que tinham o único intuito de confundir a população. "Ele não está fugindo do embate e será provado que ele não deve" afirmou.

Assim que terminou os vereadores: Francisco Luis Saci (PRTB), Chocolate (PP) e o Edil Albuquerque (PMDB) continuaram conversando em particular com Valtemir.

Nos siga no Google Notícias