ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Sessão em homenagem ao Dia do Trabalho destaca 24 profissionais em MS

Fabiano Arruda | 03/05/2011 17:59

Diretor da Fiems foi um dos homenageados

Deputado Paulo Corrêa e os empresários Francisco Veloso e Sérgio Longen durante homenagem. (Foto: Divulgação)
Deputado Paulo Corrêa e os empresários Francisco Veloso e Sérgio Longen durante homenagem. (Foto: Divulgação)

Deputados estaduais homenagearam, ontem à noite, durante sessão solene que comemorou o Dia do Trabalho, 24 profissionais de destaque nos mais diversos segmentos em Mato Grosso do Sul. Eles receberam a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde Wilson Fadul, um dos mais influentes militantes do trabalhismo no Estado.

Cada parlamentar fez uma indicação. Um dos homenageados foi o diretor da Fiems e presidente do Sindivest/MS (Sindicato da Indústria do Vestuário e Têxtil do Estado), José Francisco Veloso Ribeiro, por ter se destacado no setor industrial.

“Essa homenagem é consequência de um trabalho coordenado junto com a diretoria da Fiems”, pontuou o homenageado.

A indicação de Veloso partiu do primeiro secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PR). O presidente da Fiems, Sérgio Longen, prestigiou o evento.

“Ele representa um segmento da indústria do Estado que mais cresceu nos últimos quatro anos”, justificou a indicação do representante de um segmento industrial estratégico na geração de empregos e que movimenta a economia de Mato Grosso do Sul.

As indústrias do vestuário e têxtil do Estado contam atualmente com 630 empresas, que juntas respondem por 12 mil empregos diretos.

Comenda - Nome da Comenda, aos 90 anos, Fadul vive no Rio de Janeiro, mas em razão da saúde frágil não pôde participar do ato, sendo representado pela neta Júlia Fadul.

A Comenda Ministro Wilson Fadul destina-se a homenagear profissionais das diferentes áreas, trabalhadores da iniciativa privada e pública, autônomos, líderes sindicais ou mesmo empreendedores com ações comprovadas em benefício da melhoria das condições de trabalho de suas empresas.

Trata-se da primeira vez que a Assembléia Legislativa realiza sessão solene para comemorar o Dia do Trabalho, data instituída em 20 de junho de 1889, em Paris, na França, onde era realizada a 2ª Internacional Socialista, congresso global de partidos e organizações de esquerda.

A escolha do 1º de maio para homenagear o trabalho se deve a um fato acontecido neste dia, no ano de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Simultaneamente,os Estados Unidos paravam por conta de uma grande greve geral dos trabalhadores.

No Brasil, o 1º de maio tem sintonia direta com os trabalhadores, pois, foi nesse dia, no ano de 1940, que o então presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. No ano seguinte, também no 1º de maio, Getúlio criou a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias