ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Sessão na Assembleia é suspensa por morte de ex-conselheiro do TCE

Fabiano Arruda e Wendell Reis | 21/03/2012 11:19
João Totó Câmara (no centro da foto) cumprimenta correligionário em reunião do PMDB. Ex-prefeito e ex-conselheiro do TCE morreu ontem à noite aos 83 anos. (Foto: Divulgação)
João Totó Câmara (no centro da foto) cumprimenta correligionário em reunião do PMDB. Ex-prefeito e ex-conselheiro do TCE morreu ontem à noite aos 83 anos. (Foto: Divulgação)

A sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa foi suspensa por conta da morte do ex-conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e ex-prefeito de Dourados, João Totó Câmara, que morreu ontem à noite em Campo Grande aos 83 anos por problemas cardíacos.

Pelo regimento da Casa de Leis, o termo correto é que a sessão foi levantada, o que significa interromper definitivamente os trabalhos. A leitura da mensagem foi feita pelo deputado estadual Maurício Picarellli (PMDB), que presidia a sessão nesta manhã.

O velório do ex-conselheiro nesta quarta ocorreu na capela São Judas Tadeu, localizada na Rua 13 de Maio na Capital. Ainda pela manhã, o corpo segue para Dourados, onde deve ser velado na Câmara do Município.

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), decretou três dias de luto pela morte morte. Câmara foi candidato a vice de Murilo Zauith em Dourados quando o agora prefeito tentava se eleger em 2000.

Em nota, o diretório estadual do PMDB também lamentou o falecimento. “João Totó Câmara foi um paradigma de político partidário. Construiu uma história imaculada na política e não deixou de acalentar seus ideais até o fim de sua vida”, disse Esacheu Nascimento, presidente da legenda no Estado.

Formado em Direito, Totó começou na vida pública em 1954, quando foi vereador de Dourados até 1963. Ele também foi secretário geral da Prefeitura até 1964, antes de chegar a administração do Município, de 1966 a 1969.

Em 1971 Totó foi eleito deputado federal e voltou, posteriormente, a prefeitura de Dourados, onde ficou até 1977. Em 1979 voltou a Câmara Federal, onde permaneceu até 1982. No ano de 1987 Totó foi nomeado conselheiro do TCE, onde permaneceu até a aposentadoria, em 1998.

Nos siga no Google Notícias