ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Sessão Solene na AL comemora os 350 anos dos Correios

Carlos Martins com Portal ALMS | 15/04/2013 08:06
Semana na AL terá sessões solenes e reuniões da CCJR e Conselho de Cidades e CCJ(Foto: Giuliano Lopes)
Semana na AL terá sessões solenes e reuniões da CCJR e Conselho de Cidades e CCJ(Foto: Giuliano Lopes)

As atividades na Assembleia Legislativa iniciam nesta segunda-feira (15) às 19h, no plenário Júlio Maia, com a sessão solene em comemoração aos 350 anos da criação dos Correios. Ainda esta semana serão realizadas mais duas sessões solenes: a comemoração do Dia do Exército e a entrega de Título Honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao contra-almirante Márcio Ferreira de Mello.

Proposta pelo deputado Cabo Almi (PT), as homenagens aos Correios abrangem as seguintes categorias: equipes destaques, funcionários mais antigos, carteiro motorizado, responsabilidade social, filatelia e especial. No total, 19 pessoas serão condecoradas com troféus.

O marco da institucionalização dos serviços postais regulares no País deu-se em 25 de janeiro de 1663, quando a Coroa Portuguesa estendeu a jurisdição do Correio-Mor de Portugal para a América, nomeando o alferes João Cavaleiro Cardoso para o cargo de assistente de Correio-Mor na capitania do Rio de Janeiro. Desde então, os Correios passaram por inúmeras transformações, com a finalidade de promover a comunicação rápida e eficiente.

Em 1829, acontece a reforma postal, com o intuito de regular os Correios nas províncias do País. Outras inovações importantes foram adotadas, como o selo postal (1843) e o telégrafo elétrico (1852). No período Republicano, destaca-se, em 1931, a criação do Departamento de Correios e Telégrafos, que marca a união dos serviços postais e telegráficos, para acelerar as comunicações brasileiras. É nesse cenário que o desenvolvimento dos Correios passou a contar cada vez mais com transformações tecnológicas.

A partir de 1969, data da criação da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), que se passa a praticar uma nova política dos serviços postais. A ECT voltou-se à satisfação do cliente, visando celeridade, segurança e regularidade nas entregas de correspondências. Em 1971, houve o aumento do número de agências e postos de Correios.

Posteriormente, em 1982, a gama de serviços postais aumentou a partir da criação do Sedex, que rapidamente expandiu-se para atender as demandas de entrega em todas as localidades do Brasil.

No ano 2000, a ECT lançou o e-Sedex, voltado especificamente para atender as demandas do comércio eletrônico. Já em 2001, surgiu o Sedex 10, que oferece a possibilidade de entrega até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte. Foi instituído o Banco Postal para disponibilizar condições de acesso aos serviços básicos de natureza bancária, tanto nos grandes centros e suas periferias quanto nas localidades mais distantes do território brasileiro, contribuindo para promover a inclusão financeira e social de populações de baixa renda, reduzindo as desigualdades sociais.

“Os Correios contam, hoje, com mais de 117 mil colaboradores atuando nas áreas postal, comercial e administrativa. Sem dúvida, seu maior patrimônio são as pessoas. É uma empresa que busca integrar produtividade e qualidade de vida aos seus empregados”, destaca Cabo Almi.

Guararapes e Título Honorífico - A agenda segue nesta terça-feira (16/4), às 15h, com a reunião ordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A comissão é responsável por analisar as matérias que vão à votação em plenário e é composta pelos deputados Marquinhos Trad (PMDB), Marcio Monteiro (PSDB), Marcio Fernandes (PTdoB), Amarildo Cruz (PT) e Lidio Lopes (PP).

A 55ª reunião ordinária do Conselho das Cidades acontece na quarta-feira, a partir das 14h, no Plenarinho Nelito Câmara, a pedido do deputado Felipe Orro (PDT).

Ainda na quarta-feira, às 19h, por proposição do deputado Junior Mochi (PMDB), será realizada sessão solene em homenagem ao Dia do Exército. Na ocasião, militares do Exército que contribuíram para o desenvolvimento do Estado irão receber a Comenda Guararapes.

“A criação da Comenda Guararapes tem por razão a histórica 1ª Batalha dos Guararapes ocorrida no dia 19 de abril de 1948, quando a união de todas as forças brasileiras miscigenadas do Brasil Colônia expulsaram os invasores holandeses, marcando o início do Exército Brasileiro”, explica Mochi.

Na quinta-feira, às 19h, o deputado Paulo Corrêa (PR) faz a entrega do Título Honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao contra-almirante Marcio Ferreira de Mello, atual comandante da Primeira Divisão da Esquadra da Marinha (Niterói) e ex-comandante do 6º Distrito Naval (Ladário).

Nos siga no Google Notícias