ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Silveira acredita que escolas serão maiores apoiadoras no Cantina Saudável

Fabiano Arruda | 07/02/2012 19:39
Vereador pregou que acompanhamento a cantineiros deve se pautar pela orientação. (Foto: Fabiano Arruda)
Vereador pregou que acompanhamento a cantineiros deve se pautar pela orientação. (Foto: Fabiano Arruda)

Autor do “Cantina Saudável”, o vereador Cristóvão Silveira (PSDB) disse acreditar que as escolas e até os alunos serão as maiores fiscalizadores em relação às cantinas na aplicação da lei, aprovada no ano passado.

O parlamentar também afirma que a fiscalização aos cantineiros terá caráter maior de orientação ou invés de punição. “A lei não fez ninguém perder o comércio. Ela só proíbe deseducar as crianças”, disse.

Ele esclarece ainda que os cantineiros que possuem estoques antigos, em desconformidade com a lei, terão que vender os produtos a outros estabelecimentos e não poderão comercializar. “Defendo que não haja flexibilidade. Lei é para ser cumprida”.

O vereador ressaltou a ideia central do projeto: criar estilo de vida saudável para ter gerações com menos doenças no futuro. Além disto, pregou que o “Cantina Saudável” não pode destoar do que é pregado dentro da sala de aula.

“O projeto tem que acompanhar o programa pedagógico. Estudei muito isto e por isto tivemos dificuldade em aprovar”, pontuou, ressaltando que tem pautado seu mandado na educação.

O tucano também aproveitou para chamar de lenda a informação de que produtos saudáveis são caros. “Uma maçã se compra a R$ 0,50 no Ceasa. O salgado assado é muito mais barato que o frito”, ilustrou, garantindo que já percorreu as escolas no início do ano letivo e que a “meninada” está consumindo os produtos das cantinas.

Silveira ainda revelou que, a partir de agora, como autor do projeto, seu papel será ajudar a fiscalizar a denunciar as irregularidades nos estabelecimentos. “Ninguém precisa fazer guerra. Vamos ajudar o cantineiro, ministrando os cursos”, diz, acrescentando que profissionais perceberam que “fica mais barato produzir o que vão vender ao invés de comprar”.

Nos siga no Google Notícias