ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Simone dá posse a Giroto como secretário de Obras na sexta-feira

Zemil Rocha | 09/04/2013 18:01
Giroto ultima compromissos como deputado federal em Brasília (Foto: Arquivo)
Giroto ultima compromissos como deputado federal em Brasília (Foto: Arquivo)

A governadora em exercício Simone Tebet (PMDB) vai dar posse na sexta-feira (12), às 8h45, a Edson Giroto como secretário de Obras Públicas e de Transportes. A solenidade será realizada na Governadoria. Hoje Giroto ainda está em Brasília, cumprindo os últimos compromissos do mandato parmentar, do qual está se licenciando após dois anos e três meses de exercício. Amanhã, o primeiro suplente do PMDB, Akira Otsubo, assume a vaga.

A volta à Secretaria de Obras, de onde saiu para ser candidato a deputado federal em 2010, sendo o mais votado naquela ocasião para a Câmara Federal no Estado, atende a pedido pessoal do governador André Puccinelli, que o nomeou para o cargo na semana passada, antes de viajar para a Itália.

André quer que Giroto comande os projetos do pacote de obras de R$ 1,3 bilhão aprovado no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Tomando posse, a prioridade dele é dar andamento ao programa do BNDES, buscando agilização da liberação das verbas.

No retorno à Secretaria de Obras, Giroto também priorizará os investimentos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), especialmente para obra na rodovia BR 419, no trecho de 226 Km que liga Rio Verde, Rio Negro, Aquidauana e Anastácio, com custo em torno de R$ 200 milhões. São 33 pontes, dois viadutos e 330 obras de drenagem.

Giroto dará ainda atenção especial os projetos de ramais ferroviários em Mato Grosso do Sul. No caso da Ferrovia Norte-Sul, o ramal já está no PAC e a execução ficará a cargo da estatal EPL (Empresa de Planejamento e Logísticas S.A.), criada em outubro do ano passado. Esse ramal entra por Três Lagoas e vai até Dourados, marginando o rio Paraná. No caso da Ferroeste, o ramal sairia de Três Lagoas, descendo e passando por Campo Grande e indo para Dourados. Há outra proposta quanto a esse ramal, que demandaria a Maracaju.

Nos siga no Google Notícias