ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Sindicalistas fazem protesto contra projetos que mudam leis trabalhistas

Leonardo Rocha e Chloé Pinheiro | 16/08/2016 10:05
Movimentos sindicais organizam ato contra projetos que estão em trâmite em Brasília (Foto: Alcides Neto)
Movimentos sindicais organizam ato contra projetos que estão em trâmite em Brasília (Foto: Alcides Neto)
Movimento tem a participação de sindicatos como a Fetems e a CUT (Foto: Alcides Neto)
Movimento tem a participação de sindicatos como a Fetems e a CUT (Foto: Alcides Neto)

Movimento sindicais realizam ato de protesto nesta terça-feira (16), na praça do Rádio Clube, em Campo Grande, contra projetos que segundo eles, irão prejudicar a classe trabalhadora em todo País. Entre as propostas que estão em tramitação no Congresso Nacional, está a que renegocia a dívida dos estados, mas prevê corte de gastos, congelamento de salários e outros itens.

O evento que ocorre em âmbito nacional, reúne na Capital movimentos sociais, como a CUT (Central Única do Trabalhador) e Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS). Eles esperam contar com a presença de 10 mil pessoas, que irão realizar uma passeata por algumas ruas da área central da cidade.

"Faremos a caminhada aqui nas principais ruas e depois seguimos para um almoço coletivo em frente a Assembleia Legislativa, para esperar a audiência pública que ocorre a tarde", disse o presidente da Fetems, Roberto Botareli. O dirigente disse que hoje os professores realizam uma paralisação de apenas um dia, mas não descarta uma greve geral.

Estão participando deste ato sindicalistas e trabalhadores de outros municípios, como Ladário, Rio Verde, Sidrolândia, Nova Alvorada, Dourados e Douradina. Eles vieram de ônibus para o evento na Capital. "Hoje é um dia de mobilização, pois existem projetos que pretendem retirar muitos direitos dos trabalhadores e estão em Brasília para serem votados", disse Sueli Veiga, diretora da CUT.

Palácio Rosa, diretor da Fetems, explicou que o projeto que renegocia a dívida dos estados (PL 257), traz muitos prejuízos aos trabalhadores. "Além de exigir um enxugamento da máquina (pública), congela salários, não permite concurso durante um período e gera instabilidade para os trabalhadores".

Ele ainda citou a PL 241 que trata de investimentos na área da saúde e educação, além de outra discussão em Brasília sobre a utilização dos recursos do pré-sal, que segundo os manifestantes, precisam continuar sendo destinados para educação.

Nos siga no Google Notícias