ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Sindicatos cobram senadores contra pacote anticorrupção da Câmara

Paulo Nonato de Souza e Leonardo Rocha | 02/12/2016 10:12
Ildemar da Mota Lima, de azul, na reunião de lideranças de sindicatos dos trabalhadores na Fetracom (Foto: Leonardo Rocha)
Ildemar da Mota Lima, de azul, na reunião de lideranças de sindicatos dos trabalhadores na Fetracom (Foto: Leonardo Rocha)

Lideranças de sindicatos de trabalhadores de Mato Grosso do Sul reuniram-se na manhã desta sexta-feira (2), na sede da Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio), em Campo Grande, para se posicionar contra a aprovação das emendas que alteram as medidas de combate a corrupção pela Câmara Federal.

Ao fim do encontro anunciaram que, além de cobrar o voto dos oito parlamentares federais do Estado, vão pressionar os três senadores sul-mato-grossenses - Simone Tebet (PMDB), Waldemir Moka (PMDB) e Pedro Chaves (PSC) - para que trabalhem pela reversão da decisão da Câmara na tramitação do pacote no Senado.

“Vamos acompanhar o posicionamento de cada parlamentar, principalmente os de Mato Grosso do Sul”, disse Pedro Lima, presidente da Fetracom. Na sua avaliação, a classe política tenta fazer retaliação contra o Judiciário e o Ministério Público, quando deveria seguir o que a população está pregando nas ruas. “Lamentamos profundamente a maneira como o projeto original encaminhado pelo Ministério Público Federal foi alterado na Câmara”, ressaltou.

Ildemar da Mota Lima, presidente estadual da Força Sindical, não descartou a organização de caravanas de lideranças dos trabalhadores para irem a Brasília com a missão de, segundo ele, “sensibilizar os senadores”.

O pacote com as alterações no projeto original foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada da última quarta-feira, dia 30. Entre as mudanças está a retirada da tipificação do crime de enriquecimento ilícito e a inclusão do crime de responsabilidade a magistrados e membros do Ministério Público que cometerem algum tipo de abuso de autoridade.

“Vejo com muita preocupação a aprovação do projeto na Câmara, porque da forma como ficou parece que os deputados estão fazendo retaliação. O Brasil vive um novo momento em que existem operações da Polícia Federal e do Ministério Público, e os deputados deveriam seguir esse caminho”, afirmou Ildemar.

Além de dirigentes da Fetracom e da Força Sindical, a reunião nesta manhã teve a participação de representantes da CTB (Central dos Trabalhadores Brasileiros), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Nos siga no Google Notícias