ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Siufi entra na Justiça contra Bernal devido omissão quanto a pedido de licença

Zemil Rocha | 15/10/2013 19:10
Paulo Siufi diz que não alteração de tipo de licença lhe traz "prejuízos" (Foto: arquivo)
Paulo Siufi diz que não alteração de tipo de licença lhe traz "prejuízos" (Foto: arquivo)

O vereador Paulo Siufi (PMDB), ex-presidente da CPI do Calote, ingressou com mandado de segurança contra o prefeito Alcides Bernal (PP) e os secretários municipais Ricardo Trefzger Baloock (Administração) e Ivandro Fonseca (Saúde) para que seja determinado a conversão de sua “licença para tratamento de assunto de interesse particular” por “licença para desempenho de atividade política”. A ação foi impetrada por Siufi, em razão de ser médico dos quadros da prefeitura, na 4ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande.

Siufi alega que a mudança é necessária em razão de “prejuízos” funcionais e também em sua defesa no processo disciplinar instaurado pela Prefeitura em razão de sua jornada de trabalho e freqüência ao serviço como médico da municipalidade. Na sindicância que apura a acusação de que ele não cumpria a devida jornada de médico, trabalhando apenas quatro horas por semana na unidade de saúde do Distrito de Águão, a municipalidade dispensou o depoimento de Siufi tendo como uma das alegações o fato de ele estar em “licença para tratamento de assunto de interesse particular”, que tem prazo máximo de até 3 anos.

Na ação, com pedido de concessão de liminar, Siufi confessa que se enganou ao fazer o requerimento. “Em razão da última eleição, quando do requerimento de licença para desempenho de atividade política, equivocadamente, fez constar no seu pedido licença para tratamento de interesse particular”, que foi deferida e publicada no dia 4 de julho passado.

Informa ao juízo que tentou, administrativamente, obter a correção, em vão. “Constatado o engano, requereu em 02/08/2013, que fosse concedido afastamento” nos moldes do Art. 38 da Constituição Federal e Art. 168 da Lei Complementar 190/2011, que tratam da licença para desempenho de atividade política. Bernal e seus dois secretários, porém, teriam permanecido “inertes”, mesmo existindo despacho favorável de Luiz Carlos Santini, então procurador-geral do Município.

Segundo o advogado de Siufi, Luiz Gustavo Romanini, a licença para tratamento de assunto de interesse particular possui prazo limite inferior ao mandato de vereador (4 anos), impede a prestação de serviços profissionais, limita uma série de diretos funcionais e impõe ao próprio segurado o recolhimento para a Previdência Social.

Além disso, conforme o advogado, a licença para tratamento de assunto de interesse particular estaria prejudicando Siufi na defesa de seus interesses junto à municipalidade, já que no relatório final da sindicância instaurada para apurar o cumprimento da jornada de trabalho “a oitiva foi reputada como desnecessária” em razão dela.

Nos siga no Google Notícias