ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Siufi lamenta decisão de juiz e diz que há “provas robustas” contra Bernal

Josemil Arruda | 17/01/2014 15:07
Paulo Siufi quer Câmara decidindo logo sobre Bernal (Foto: arquivo)
Paulo Siufi quer Câmara decidindo logo sobre Bernal (Foto: arquivo)

O ex-presidente da CPI do Calote, vereador Paulo Siufi (PMDB), considera que não faltou provas para que o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, condenasse o prefeito Alcides Bernal (PP) por improbidade administrativa. “Tem provas robustas sim. A ótica do juiz é que, mesmo tendo o prefeito se equivocado na forma, houve resultado de economia; considerou que não foi tão prejudicial ao erário público”, afirmou Siufi, lamentado o resultado da sentença.

Para o vereador, a questão foi de “interpretação” do juiz, por considerar que não houve dano efetivo à administração municipal. “Eu li a decisão na integra. Não discuto decisão judicial. Respeito a decisão do juiz David, que é pessoa por quem tenho carinho muito grande, tendo inclusive trabalhado com ele no Tribunal de Justiça. É um homem de conduta ilibada, sei da seriedade dele, mas é ponto de vista, interpretação”, disse.

Indagado se a nível de judiciário a condenação por improbidade exigiria provas mais contundentes do que do ponto de vista político, como aconteceu na CPI do Calote, Siufi negou essa dicotomia. “Entendo que há sim irregularidades. Se fez economia ou não isso não desfaz as ilegalidades. É como ir ao banco e roubar só um centavo. É roubo do mesmo jeito”, comparou o peemedebista.

Durante os trabalhos da CPI no ano passado, segundo Siufi, todo o esquema de fabricação de emergência e de irregularidades quanto à Lei de Licitações ficaram claramente demonstrados. “Politicamente o que vivenciamos na CPI do Calote e o que o relator Elizeu levantou como possíveis irregularidades apontaram isso. E fizemos esse trabalho com transparência de nossas ações, buscando documentos dentro do próprio site da prefeitura”, argumentou.

Instâncias independentes - Paulo Siufi lamentou a decisão do juiz, mas enfatizou que Judiciário e Poder Legislativo são “instâncias independentes”, com possibilidade de julgamentos diferentes. Trata-se, conforme o vereador, de cada uma cumprir seu papel, inclusive com a Câmara de Campo Grande podendo retomar o julgamento do prefeito Alcides Bernal. “Tem de ver se Justiça vai delibera pra processante continuar”, defendeu.

O que ninguém quer mais , na avaliação de Siufi, é essa indefinição. “Suspende daqui, para ali, volta, para de novo. Isso tem atrapalhado o prefeito, os vereadores e a cidade. Tem de acabar essa medição de forças sem necessidade”, apontou o vereador.

Observou ainda que há pesquisas que demonstram que é muito negativa essa situação de instabilidade. “Até mesmo minha viagem, na época do julgamento, que marquei em agosto do ano passado, teve gente que disse que eu tinha me vendido”, reclamou.

A solução política passa, na avaliação dele, pela decisão da Câmara. “O prefeito pode até pedir desculpas, dizer que fez dessa forma, quando o correto seria daquela, mas não vou mais fazer mais isso ou afirmar que sou prefeito e sou Deus e aí a gente vai resolver”, sustentou.

No entender dele, ainda há muita arrogância na administração municipal. Citou o caso da assessora de comunicação do prefeito Alcides Bernal que, nesta semana, chegou a pregar a expulsão daqueles que criticam a cidade. “Ela que volte para a terra dela. Tenho família aqui. Ela não é xerife e nem ele (o prefeito) manda na cidade. Queremos o bem da cidade. É uma falta de respeito como eu nunca tinha visto antes”, condenou.

Nos siga no Google Notícias