ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Siufi recorrerá da decisão que diminui duodécimo em 4,5%

Redação | 25/01/2010 20:38

O presidente da Câmara de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB), definirá amanhã com o corpo jurídico da Casa de Leis como fará para recorrer da decisão do juiz Ricardo Galbiati, da 2ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos da Capital, que negou liminar contra a redução do duodécimo (repasse das prefeituras aos parlamentos), prevista na PEC 58 (Proposta de Emenda Constitucional).

O indeferimento foi decretado na quinta-feira (21), sob o argumento de que não existia até então nenhuma comprovação de que houve redução no valor previsto para o repasse. Só que um dia antes da decisão, o governo federal encaminhou repasse de 4,5% e não 5% do total da receita tributária a que a Câmara teria direito.

"O juiz disse que não tinha um objeto que comprovasse a redução, agora eu já tenho e vou definir de que forma posso recorrer da decisão. Essa diminuição de 5% no repasse do duodécimo significa um prejuízo muito grande para a Câmara de Vereadores", explicou Siufi ao Campo Grande News.

A liminar negada foi solicitada pelo procurador da Câmara, André Puccinelli Júnior. Conforme o legislativo municipal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, de julho de 2009, definiu repasse de 5% (R$ 40 milhões), enquanto a PEC 58 reduziu para 4,5%.

Fortalecimento - Ainda de acordo com Siufi, o deferimento da liminar proposta pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina, decretada na sexta-feira pelo juiz de direito Robson Celeste Candelorio, que manteve em 8% o repasse do duodécimo pela prefeitura à Casa de Leis fortalece a decisão do peemedebista.

A Câmara de Nova Andradina é a primeira do estado a ser beneficiada com o mandado de segurança. A prefeitura da cidade deverá efetuar o repasse respeitando o limite de 8% e caso a ordem seja descumprida, o Executivo será punido por crime de responsabilidade.

Nos siga no Google Notícias