ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Só na Capital, 2 mil não fizeram censo e podem ficar sem salários

Paulo Yafusso | 14/06/2016 15:56
Agência de Previdência do Estado iniciou nesta semana o Censo dos servidores do interior (Foto: Arquivo)
Agência de Previdência do Estado iniciou nesta semana o Censo dos servidores do interior (Foto: Arquivo)

Mais de dois mil servidores ativos e inativos do Poder Executivo com endereço em Campo Grande deixaram da participar do censo da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) e correm o risco de terem os salários ou benefícios bloqueados a partir de agosto. São 1.192 funcionários ativos e 994 inativos.

O recadastramento na Capital foi realizado de 18 de abril a 10 de junho e, de acordo com o diretor-presidente da Ageprev, Jorge Martins, do total de 24.671 – 16.300 ativos e 8.371 inativos – 92% participaram do Censo que foi presencial, ou seja, depois de fazer o agendamento pela internet era preciso comparecer aos postos da Agência para atualizar o cadastro.

O Censo é nacional e todos os estados são obrigados a atualizar o cadastro. Em Mato Grosso do Sul, o último recadastramento foi feito em 2009. “Aqueles que não regularizarem a situação até o dia 29, terão o salário ou benefício bloqueados imediatamente”, afirmou Jorge Martins.

E para fazer o desbloqueio, aqueles que estão na ativa terão que procurar a Sad (Secretaria Estadual de Administração) e os aposentados e pensionistas a Agência de Previdência. A direção da Ageprev não descarta a possibilidade de encontrarem entre os 994 inativos casos de pessoas que já morreram mas que ainda há registro de pagamentos sendo feitos. Já foram detectados casos desta natureza antes do Censo.

Interior – Do dia 13 deste mês até 29 de julho, devem participar do Censo os cerca de 24 mil servidores ativos e inativos que moram no interior do Estado. A maioria é da região da Grande Dourados. Jorge Martins explicou que esses dados são referentes a servidores do Poder Executivo. Os funcionários dos outros Poderes estão fazendo a atualização cadastral em seus próprios órgãos.

Nos siga no Google Notícias