ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Sociedade civil prepara proposta de projeto de lei para a reforma política

Agência Brasil | 29/03/2011 18:49

Texto receberá contribuições e críticas até o dia 25 de abril

Um conjunto de propostas de iniciativa popular que visam a reforma política foi apresentado hoje (29) por entidades representativas da sociedade civil, entre elas a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores). O documento tem o objetivo de elaborar uma proposta de projeto de lei de iniciativa popular para ser entregue ao Congresso nacional.

O texto receberá contribuições e críticas até o dia 25 de abril. Os encaminhamentos podem ser feitos para o e-mail iniciativapopular@reformapolitica.org.br. "Somente com a participação popular, com propostas e contribuições é que poderemos encaminhar ao Congresso, um projeto de lei efetivamente para a sociedade, assim como foi o projeto que se transformou na Lei da Ficha Limpa", disse Osíris de Almeida, representante do MCCE.

Com o documento, a sociedade civil espera alcançar o fortalecimento da democracia direta, a democratização dos partidos políticos, uma reforma não só política, mas no sistema eleitoral brasileiro, e um controle social do processo eleitoral. "A partir dessa reforma, esperamos contribuir para aprimorar o sistema eleitoral brasileiro e aprofundar a democracia", disse Osíris de Almeida.

A sociedade civil também propõe que seja feito um referendo para definir o aumento no salário e benefícios dos parlamentares, dos ministros de estado, do presidente da República e de ministros do STF. Que os partidos só poderão ser financiados por recursos próprios e por contribuições de seus filiados e a destinação de pelo menos 30% do tempo de propaganda política para a promoção da participação da mulher, do afro-descendentes, dos indígenas, do público LGBT, dos jovens e de pessoas com deficiência.

Nos siga no Google Notícias