ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

STF adia decisão sobre aplicação da Ficha Limpa este ano

Redação | 24/09/2010 05:50

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu no início da madrugada de hoje (23), mais uma vez, o julgamento da Lei da Ficha Limpa. Desta vez, todos os ministros votaram, mas houve empate em 5 a 5. Isso criou um impasse sobre como proceder em relação à aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. Os ministros tentaram encontrar uma solução, mas resolveram adiar a proclamação do resultado porque não chegaram a um consenso sobre a validade ou não da lei para o pleito de outubro.

"Estamos em uma situação de radicalidade absoluta. [Se] tentar tirar daí uma solução, a sociedade perceberá que isso é uma solução artificial, é uma decisão que o tribunal não tomou", disse o presidente da Corte, Cezar Peluso, ao analisar a questão.

Perguntado ao final da sessão sobre quando a corte finalmente se posicionará sobre o assunto, Peluso disse que o tribunal vai "se reunir para ver o que vai decidir". Entretanto, ele não deu prazo para que isso ocorra. Peluso também disse que a decisão sobre o assunto não será tomada em sessão secreta.

No debate, Peluso rejeitou a proposta de dar o voto de minerva, uma das soluções previstas no regimento interno. ""Não tenho vocação para déspota, nem acho que o meu voto vale mais do que de outro ministro", disse ele, quando a hipótese foi levantada.

Uma das soluções propostas por Peluso é esperar a nomeação de um novo ministro até uma data próxima da diplomação, já que os candidatos com registro sub judice não podem ser diplomados se forem eleitos. "Não haverá prejuízo a nenhum candidato", argumentou.

Nos siga no Google Notícias