ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

STF decide que vaga de suplente pertence ao partido e não à coligação

Jorge Almoas | 06/02/2011 12:24

Decisão analisou pedidos de suplentes de MG e RJ, e pode amparar situação de parlamentares de MS

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, em análise a dois mandados de segurança, que o mandato pertence ao partido e não à coligação, no caso do parlamentar que deixa a vaga para assumir outros postos.

A decisão pode servir de argumento para parlamentares de Mato Grosso do Sul, que pleiteavam vagas na Câmara de Vereadores – caso do ex-vereador e atual deputado estadual Alcides Bernal (PP) – e na Assembleia Legislativa, na situação de Rinaldo Modesto (PSDB).

A ministra Carmen Lúcia, entendeu que a substituição de parlamentar, que deixa a Câmara para assumir postos no Executivo, deve ser feita por suplente do mesmo partido.

Na visão dos ministros do STF, os efeitos da coligação terminam com o fim das eleições. A deliberação foi divulgada em dezembro do ano passado.

O STF analisou os dois mandados de segurança apresentados por Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ), que pleiteavam ocupar as vagas dos deputados Alexandre Silveira, do PPS, que assumiu a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana de Minas Gerias, e Alexandre Cardoso, do PSB, que assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

A vaga deixada pelo parlamentar fluminense foi ocupada pelo primeiro suplente da coligação PSB-PMN, Carlos Alberto Lopes (PMN), uma vez que Carlos Victor ficara com a segunda suplência da coligação.

A vaga deixada por Alexandre Silveira foi ocupada pelo primeiro suplente da coligação PSDB-DEM-PP-PR-PPS, Jairo Ataíde (DEM-MG), enquanto Humberto Souto conseguira só a quinta suplência na coligação, mas é o primeiro suplente do partido, a seu ver dono da vaga.

A decisão da ministra Cármen Lúcia não foi enviada, ainda, para a Mesa Diretora da Câmara, o que deve ser feito logo no início dessa semana.

Depois de analisar a questão, que garante os mandatos legislativos a Humberto Souto e Carlos Victor, a Mesa encaminhará a questão para apreciação do corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

Com informações da Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias