ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

STF nega recurso de Lula para impedir que Moro o investigue

Ricardo Campos Jr. | 22/03/2016 13:29

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber negou, nesta terça-feira (22), recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra decisão que devolveu ao juiz federal Sérgio Moro as investigações sobre o petista dentro da Lava Jato.

Conforme o G1, a magistrada sustenta que não cabe propor um habeas corpus para derrubar decisão do próprio Tribunal. No parecer, ela nega prosseguimento do ato “a despeito da delicadeza e complexidade do tema de fundo”.

A decisão questionada por Lula foi tomada por Gilmar Mendes na sexta-feira (18). Ele suspendeu a posse do ex-presidente na Casa Civil. Mendes entendeu tratar-se de estratégia para tirar o caso das mãos de Moro, uma vez que dentro da pasta, o petista só poderia ser investigado com autorização do Supremo por ter foro privilegiado.

Os advogados então argumentaram que o magistrado foi além do que pediam as ações judiciais contrárias a posse de Lula ao determinar a volta do caso para a primeira instância.

Ainda conforme o G1, os advogados do ex-presidente já entraram com outras ações para reverter a situação na qual se encontra o petista. Uma delas requer que o ministro Teori Zavascki seja o responsável por analisar as ações sobre o caso que tramitam na Corte, já que o magistrado é o relator da Lava Jato no local.

Também foi protocolado, conforme a imprensa nacional, um pedido para que Moro seja proibido de investigar Lula. Essa ação também questiona a divulgação das escutas do petista, incluindo a conversa com a presidente Dilma Rousseff (PT), e pede que seja apurada a existência de crime no grampo e publicação dos áudios.

O ministro Luiz Fux havia negado, na madrugada desta terça-feira, o trâmite do mandado de segurança protocolado pela AGU (Advocacia-Geral da União) contra decisão tomada por Gilmar Mendes. O pedido, assinado pelo Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, foi arquivado.

O anúncio da posse de Lula na Casa Civil motivou uma série de protestos pelo país na semana passada, incluindo Campo Grande. Em resposta, o Partido dos Trabalhadores organizaram manifestações que além de questionar as investigações contra o ex-presidente, também se mostraram contrárias à Rede Globo.

Nos siga no Google Notícias