ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

STJ nega mais um pedido de Bernal para voltar à Prefeitura da Capital

Edivaldo Bitencourt | 05/06/2014 10:16
Bernal invadiu a prefeitura e não esperou solenidade para tomar posse no dia 15 de maio deste ano (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Bernal invadiu a prefeitura e não esperou solenidade para tomar posse no dia 15 de maio deste ano (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou, na manhã desta quinta-feira (5), mais um pedido do radialista Alcides Bernal (PP) para retornar ao comando da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O recurso foi negado pelo presidente da corte, ministro Félix Fischer, que manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul sobre o afastamento de Bernal e a volta do prefeito Gilmar Olarte (PP) no dia 16 de maio deste ano.

O principal motivo da rejeição do pedido de Bernal é porque ele não é parte na ação originária. A ação foi proposta por cinco vereadores de oposição, que pediram a anulação do decreto de cassação do mandato de Bernal, publicado no dia 13 de março deste ano.

“Assim, tendo em vista que o requerente não é réu na ação originária, inexiste um dos requisitos para a formulação do pedido neste egrégia Corte Superior”, destaca Fischer.

Bernal recorreu para manter a sentença do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David Gomes de Oliveira Filho, que havia acatado o pedido dos vereadores da oposição e determinado o retorno de Bernal à Prefeitura da Capital. Ele chegou a assumir à força e assessores invadiram os prédios municipais, trocaram as fechaduras e até rasgaram ou levaram documentos. O caso é investigado pela Polícia Civil.

No entanto, a decisão do magistrado foi derrubada oito horas depois, pelo desembargador Vladimir Abreu da Silva, que acatou pedido da Câmara Municipal e determinou o retorno de Olarte ao cargo de prefeito.
Bernal recorreu contra a concessão da nova liminar, mas o pedido também foi rejeitado porque ele não é parte na ação.

Esse mesmo argumento foi utilizado pelo STJ hoje para negar o recurso.

Na semana passada, o STJ foi unânime em rejeitar pedido de Bernal contra a cassação do mandato pela Câmara Municipal. No entanto, ele ainda poderá recorrer da decisão no STJ e até no Supremo Tribunal Federal.

Nos siga no Google Notícias