ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Sudeco quer nova rota ferroviária para baratear produtos de MS

Vinícius Squinelo | 19/08/2011 23:07

Objetivo seria abrir uma porta de saída para o Porto de Santarém, no Estado do Pará

O diretor-superintendente da Sudeco (Superintendência Regional do Centro-Oeste), Marcelo Dourado, afirmou que o órgão que pretende investir em uma nova rota ferroviária, mudando o escoamento das cargas de MS do Porto de Paranaguá (PR) para o Porto de Santarém (PA).

A ideia, segundo explicação de Dourado na Assembleia Legislativa na manhã de hoje, é reduzir o custo do frete, diminuindo a distância percorrida pelas commodities, primeiros primários para exportação, para chegar aos grandes centros consumidores como Estados Unidos, Canadá e Europa.

Marcelo Dourado esteve presente na audiência pública “Sudeco: Instrumento de Desenvolvimento do Centro-Oeste”. Durante o evento foram discutidos prioridades do órgão, reativado com a expectativa de ser indutora do desenvolvimento da região.

Recriada, a Sudeco contará com o FDCO (Fundo do Desenvolvimento do Centro Oeste), que tem expectativa de orçamento de R$ 1,3 bilhão. “Esse número é pequeno para a região que tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil”, avaliou o próprio superintendente. “A perspectiva é que os recursos do Tesouro entrem em vigor em 2012, mas isso depende da aprovação do Orçamento”, disse.

Marcelo Dourado revelou não haver ainda definição pelo Governo Federal se o BDCO (Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste) será criado para operar o recurso do FDCO. Para ele, os recursos deverão ser operados por bancos que tenham um perfil público.

Propositor da audiência pública, o deputado Junior Mochi (PMDB), destacou que a Sudeco e o FDCO serão instrumentos importantes de investimento em infraestrutura, beneficiando Mato Grosso do Sul.

Ele disse ser favorável a proposta de uma nova rota ferroviária para escoamento da produção. “Uma nova rota pela região Norte poderá ser importante principalmente para as commodities, pensando também na saída para o Pacífico”, afirmou.

A audiência pública contou com a participação de congressistas de Mato Grosso do Sul.“A Sudeco é um elemento primordial para dar exemplo e ser força propulsora do desenvolvimento”, destacou o coordenador da bancada federal, deputado Geraldo Resende (PMDB).

“Estamos de olho gordo nesses R$ 1,3 bilhão (do FDCO). Tem uma divisão equitativa entre os estados considerando critérios como população e área, mas queremos que 100% dos recursos para Mato Grosso do Sul sejam aplicados porque o Estado está na rota da industrialização”, afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB).

Já a secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, avaliou que o debate foi importante principalmente para discutir a destinação dos recursos para a região Centro-Oeste.

(Com informações da Assessoria da Assembleia Legislativa)

Nos siga no Google Notícias