ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Superintendente do Incra deve ser definido hoje, mas anúncio levará mais tempo

Débora Diniz, de Brasília | 12/04/2011 16:50

Pode ser definido ainda hoje o nome do novo superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul. A informação é do presidente do órgão, Celso Lisboa de Lacerda, que se reúne nesta tarde com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, para discutir a nomeação.

“Tenho várias indicações. O ministro está buscando um nome de consenso entre todos os atores que envolvem a reforma agrária e o controle da estrutura fundiária no estado, para que as ações do novo superintendente sejam efetivas”, disse Lacerda, logo após receber o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), em audiência no final da manhã.

A divulgação do nome, porém, ainda deve levar alguns dias, até que o indicado seja submetido ao processo de avaliação protocolar e política que o cargo exige. Mas a expectativa é que tudo esteja definido ainda este mês.

“Estamos tentando definir o novo superintendente o mais rapidamente possível, para que tome posse logo e comece a desencadear o trabalho que precisa ser desencadeado. Até porque temos ações no conjunto de assentamentos do estado que estão paralisadas”, lembrou o presidente do Incra, citando como exemplo os danos causados pela chuva ao material de construção já adquirido para programas habitacionais nos assentamentos.

Lacerda destacou que o Incra passa por um processo de transição – ele mesmo foi nomeado há pouco mais de duas semanas –, sendo necessária a escolha de novos superintendentes em diversos estados.

“Mato Grosso do Sul é prioritário justamente por estar sem superintendente, por estar apenas com uma espécie de interventor, que acaba não gozando de todas as prerrogativas que o cargo requer porque ele sabe que vai sair”, observou.

Apesar disso, algumas ações estão em andamento, como o levantamento ocupacional dos dirigentes, determinado pelo Ministério Público Federal.

Nos siga no Google Notícias