ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Suspensão de Processante pode ser oportunidade de Bernal ir à Câmara

Kleber Clajus | 27/11/2013 13:27

A suspensão da Comissão Processante pela 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pode ser a oportunidade do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), se explicar na Câmara Municipal sem ter o estigma de denunciado. O posicionamento gerou hoje consenso entre vereadores de oposição e da base aliada.

“Se eu fosse o prefeito aproveitaria o momento, já que não está sob a régia de denunciado, para vir dizer que não houve nenhuma irregularidade na Megaserv, Salute e JaGás. Se tem dificuldade de relacionamento com a Câmara usa outro espaço”, ressaltou o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB). Ele ainda ressaltou que há possibilidade de novos pedidos de processante serem protocolados por “qualquer pessoa e a qualquer momento”.

Para Otávio Trad (PT do B), quando Bernal busca na Justiça mecanismo para não prestar depoimento na Casa de Leis se torna “um verdadeiro fujão das suas responsabilidades e de dar uma resposta à sociedade”.

O líder do prefeito, Marcos Alex (PT), reagiu em defesa de Bernal que “não teme vir a Câmara”. Alex questionou também a adoção de encaminhamentos que considera divergentes entre o que definiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Calote e a abertura da Comissão Processante.

“Claro que a administração tem falhas por ser nova, mas são irregularidades sanáveis e não passíveis de cassação. Isso é um desgaste político desnecessário”, pontuou Alex.

Na mesma esteira, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), destacou que “o caminho da justiça é errado, porque judicializou a questão política”.

Por outro lado, o posicionamento jurídico não extingue a Comissão Processante que terá, se retomada, mais 50 dias para encerrar os trabalhos. Esta é presidida pelo vereador Edil Albuquerque (PMDB), com relatoria de Flávio César (PT do B) e tendo membro Alceu Bueno (PSL).

Processo – Na decisão da 1ª Câmara Cível do TJMS, tomada na tarde de ontem, os desembargadores acompanharam o voto do relator, desembargador Hidelbrando Coelho Neto, e negaram provimento ao agravo regimental interposto pela Câmara Municipal, que pedia a manutenção da abertura de investigação contra o prefeito da Capital. Esta foi a primeira decisão tomada por um colegiado.

Durante três dias foram vivenciadas reviravoltas judiciais em período próximo ao depoimento de Bernal na Comissão Processante, que estava previsto para o dia 25 deste mês, mas foi cancelado.

Na quarta-feira (20), o desembargador Coelho Neto concedeu a primeira liminar para suspender a investigação. Em seguida, na madrugada de quinta-feira (21), o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva autorizou o retorno dos trabalhos, que foram suspensos novamente na sexta-feira (22) pelo desembargador João Maria Lós.

A Câmara Municipal recorreu com dois recursos para derrubar a liminar favorável ao prefeito. O primeiro pedido, julgado ontem, garantiu vitória ao progressista. Quanto ao segundo, sob análise de Lós, pode não alterar a decisão.

Nos siga no Google Notícias