ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

TCE “chancelou” relatório da CPI do Calote, avalia ex-presidente Siufi

Zemil Rocha | 01/11/2013 19:42
Siufi entende que Comissão Processante deve requisitar decisão do TCE (Foto: arquivo)
Siufi entende que Comissão Processante deve requisitar decisão do TCE (Foto: arquivo)

O ex-presidente da CPI do Calote, vereador Paulo Siufi (PMDB), considera que todo o trabalho de apuração das contratações e licitações, consideradas dentro de um esquema de fabricação de emergência, foi “chancelado” pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a reprovação de atos financeiros do prefeito Alcides Bernal (PP) por cinco votos a um na última quarta-feira.

Para Siufi, as conclusões do TCE “reforçam” as conclusões da CPI do Calote. “Nós sempre tivemos convicção de que haviam irregularidades e que foram feitos contratos e licitações de forma irregular”, afirmou o vereador, que defende que a Comissão Processante, criada com base no relatório da CPI, peça ao TCE o encaminhamento do levantamento da Inspeção Extraordinária e da decisão dos conselheiros.

Uma das conclusões do TCE que acabaram reafirmando o relatório da CPI do Calote foi sobre a ilegalidade na contração do Posto Emanuele Ltda para fornecimento de gasolina à administração municipal. O TCE determinou a sustação do contrato e oferecimento ao Posto Trokar para reassumir o fornecimento, do qual se afastou por atrasos no pagamento.

Para a CPI do Calote, Bernal utilizou-se do atraso de pagamentos a fornecedores para provocar desistências, criando assim condições para contratações, sem licitação, de “empresas amigas”, dentro do esquema denominado “fabricação de emergência”. Teria sido esse também o caso da MegaServ, que será denunciada à Receita Federal por irregularidade no enquadramento tributário da empresa.

A decisão do TCE, para o peemedebista, enaltece a atuação feita pela CPI do Calote. “Foi um trabalho sério que fizemos e que o prefeito desqualificou, tanto ele como seu assessor jurídico”, enfatizou. “O julgamento do Tribunal de Contas fortalece nossa ação e deixa evidenciado que não era inadimplência só, não, era calote mesmo”, acrescentou.

Na opinião de Paulo Siufi, agora existem indícios suficientes, não só para aplicar multa, como fez o TCE, no sentido de punições duras contra o prefeito Alcides Bernal. “Estamos numa capital do Estado, que tinha que ser espelho para os demais municípios. Órgãos fiscalizadores não podem deixar de punir exemplarmente”, disse, criticando também a demora do Tribunal de Contas em tomar sua decisão. “Esperamos ação mais contundente da Justiça, do Ministério Público”, cobrou o vereador, alegando que a “população está apreensiva”.

Nos siga no Google Notícias