ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Técnica de ministério pode ser novidade no secretariado de Reinaldo

Edivaldo Bitencourt e Ludyney Moura | 07/11/2014 19:37

O governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) vai fazer o anúncio oficial só em dezembro, mas o secretariado já começa a ser definido. O Campo Grande News apurou que uma das principais novidades pode ser a indicação de Maria do Carmo Avesani, atual diretora do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, para comandar a Secretaria Estadual de Habitação.

A nova administração também poderá contar com o ex-prefeito de Jardim, presidente regional do PSDB, deputado estadual e deputado federal eleito Márcio Monteiro, cotado para assumir a Secretaria Estadual de Fazenda. Outros dois nomes são considerados certos: da vice-governadora Rose Modesto e do presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel.

Riedel deve assumir o comando da Casa Civil. Inicialmente, logo após ser convidado por Reinaldo ontem em reunião na Famasul, cogitou-se que ele assumiria o comando da Secretaria Estadual de Agricultura, que será criada com o desmembramento da Seprotur (Secretaria Estadual da Produção), que congrega todos os setores produtivos, do agronegócio até a indústria.

Monteiro pode assumir a Secretaria de Fazenda. O cargo é estratégico e de confiança do governador. Rose Modesto, que chegou a ser cogitada para comandar a Educação, deverá ficar com a Setas (Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social). A pasta é a responsável pelos programas sociais, como Vale Renda, que contempla 60 mil famílias carentes, e o Vale Universidade, que beneficia cerca de 1,4 mil universitários.

O coordenador geral da campanha, o engenheiro Edinei Marcelo Miglioli é cotado para assumir a Secretaria Estadual de Obras. A pasta é outro carro-chefe da administração estadual e deverá ficar sob o comando do PSDB.

Maria do Carmo, apesar de integrar a administração de Dilma Rousseff (PT), deve ser convidada nas próximas horas para assumir a Secretaria Estadual de Habitação. Técnica, ela conhece os caminhos para obter recursos para a construção de casas populares e para dar prosseguimento ao Programa Minha Casa, Minha Vida no Estado.

Atualmente, o setor tem um déficit de 70 mil moradias e um nome com um bom canal em Brasília é considerado estratégico para reduzir o déficit habitacional sul-mato-grossense.

O ex-prefeito de Paranhos, Dirceu Betoni (PSDB), é cotado para assumir o comando da Fundesporte (Fundação Estadual de Desportos). Ele disputa a indicação com o coronel Júlio Komyiama, que já foi presidente da pasta. Contra ele, no entanto, tem o fato de ser ligado ao deputado Londres Machado, candidato derrotado a vice-governador na chapa de Delcidio do Amaral (PT).

No entanto, Reinaldo também poderá contar com um deputado federal da coligação do PMDB no primeiro escalão para abrir vaga para o primeiro suplente na coligação, o deputado federal Fábio Trad. Estão cotados Tereza Cristina Corrêa da Costa, que voltaria a comandar a Seprotur na área da indústria, ou Geraldo Resende, que pode voltar a comandar a Secretaria Estadual de Saúde, de olho na eleição de 2016 para a Prefeitura de Dourados.

Nos siga no Google Notícias