ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Tema da campanha da fraternidade, audiência debate tráfico de pessoas

Mariana Lopes | 09/04/2014 17:41
Audiência pública discutiu problema do tráfico de pessoas (Foto: Mariana Lopes)
Audiência pública discutiu problema do tráfico de pessoas (Foto: Mariana Lopes)

Todo ano, o tráfico de pessoas movimenta aproximadamente 32 bilhões de dólares no mundo. A estatística inclui o Brasil e, inclusive, Mato Grosso do Sul. Os dados foram apresentados na tarde de hoje, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, que debateu o tema deste ano da Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica.

De acordo com o deputado estadual Pedro Kemp, proponente da audiência, o principal objetivo do encontro foi dar visibilidade ao assunto e mostrar para a sociedade em geral que o problema afeta, sim, Mato Grosso do Sul.

O deputado ainda aponta que os principais casos de tráfico humano são cometidos para exploração sexual, trabalho escravo e de bebês, seja para adoção ou para retirar os órgãos.

Dados da Polícia Federal, apresentados por Kemp na audiência, apontam que, de 2005 a 2011, foram instaurou 514 inquéritos sobre tráficos de pessoas no Brasil. Neste período, foram 157 casos de tráfico internacional do comércio sexual e 344 de trabalhos escravos.

De janeiro a julho de 2013, foram registrados 170 casos de tráfico humano internacional no Brasil e 90 de tráfico nacional. A exploração do trabalho de mulheres foram registrados 263 casos, dos quais 173 internacional e 90 nacional.

O deputado estadual ainda chama a atenção para a impunidade dos crimes. Segundo ele, menos da metade os criminosos foram punidos. “A legislação é muito frágil”, ressaltou Kemp durante a audiência.

Pesquisadora e membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Estela Scandola esclarece que o problema do tráfico humano em Mato Grosso do Sul não é apenas a questão de o estado estar em região de fronteira, mas sim a falta política pública entre as cidades.

A delegada da Polícia Federal Flávia Renata Matos revelou que há uma investigação de tráfico de pessoa em andamento em Campo Grande. Contudo, ela não deu detalhes porque o inquérito ainda não foi aberto.

Em 2013, uma operação da PF, em conjunto com o Ministério do Trabalho, desmantelou o caso de 32 paraguaios que sofriam trabalho escravo na produção de mandioca, em Naviraí, há 366 quilômetros de Campo Grande.

A partir desta investigação, a delegada contou que a Polícia Federal chegou até outro grupo, que foi investigado por tráfico de pessoas com exploração sexual. As vítimas eram mulheres e também foram trazidas do Paraguai. Na época, três aliciadores foram indiciados.

Contudo, a delegada lamenta que não há um órgão que faça trabalhe com a estatística e o controle do tráfico de pessoas em Mato Grosso do Sul. O crime pode ser denunciado através do Disk Denúncia, pelo número 180.

Campanha da Fraternidade - Presente na audiência pública, o arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, destacou que uma das principais preocupações é com o tráfico de pessoas durante a Copa do Mundo, que este ano será realizado no Brasil.

O País receberá muitos estrangeiros, o que despertou a preocupação com o turismo sexual que pode ganhar força neste período, principalmente na região do Nordeste. Contudo, o arcebispo ressaltou que Mato Grosso do Sul fica em uma forte região de fronteira, onde o tráfico de pessoas é bastante explorado.

Dom Dimas pontuou ainda que as políticas públicas dependem das autoridades do Estado. Portanto, a expectativa é que da audiência saia algum relatório que pressione um posicionamento da classe política.

Coleta – Neste domingo, quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, toda a coleta de todas as missas será destinada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), segundo Dom Dimas.

O dinheiro será revertido a projetos relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade que foram enviados à CNBB durante o período a quaresma.

Nos siga no Google Notícias