ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Termina referendo na Bolívia, começa apuração dos votos

Redação | 25/01/2009 16:31

Sob críticas da oposição que questionou a transparência da consulta, a votação sobre a nova Constituição da Bolívia terminou há pouco e em seguida teve início a contagem de votos.

Não houve registro de violência ou tumulto na fronteira com Mato Grosso do Sul, segundo o jornal Diário Corumbaense.

O referendo havia começado às 8h (10h de Mato Grosso do Sul) deste domingo, em La Paz.

O projeto votado pelos bolivianos inclui 411 artigos que ampliam o controle do Estado sobre a economia e expandem direitos das populações indígenas.

Conforme o site Estadão.com.br, eles dão mais autonomia para os Departamentos (estados), que poderão ter legislativos locais, "mas passam longe de satisfazer as exigências da oposição de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija ao manter o controle da política fiscal, de segurança e energética nas mãos de La Paz".

Um dos pontos polêmicos é que a nova Carta limita os latifúndios e prevê que os 36 povos indígenas originários bolivianos (uma minoria que não faz parte das duas grandes etnias do país, o quíchua e o aimara) poderão ter sistemas de Justiça próprios.

Se aprovada, a nova Constituição deve mudar radicalmente as instituições bolivianas e o modo como o Estado se relaciona com o setor privado.

Cientistas políticos afirmam que empresas estrangeiras poderão ter problemas para remeter lucros para seus países de origem, porque a nova legislação exige que eles sejam reinvestidos na Bolívia.

Além disso, caso o novo projeto seja aprovado, eleições gerais devem ser convocadas para dezembro. (notícia atualizada às 18h40)

Nos siga no Google Notícias