ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Terras para demarcação indígena são mantidas em sigilo

Redação | 07/04/2010 12:35

Os deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT) irão entregar, hoje à tarde, à presidência da República o relatório das propriedades rurais que o governo federal pretende comprar para resolver a questão indígena no Estado. A localidade exata das terras é mantida em sigilo para evitar especulações e retaliações aos proprietários.

O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), solicitou que se encontrassem áreas para as populações indígenas do Estado que demandam terras e que o governo está disposto a comprá-las através do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que pagará o valor integral das propriedades. O pedido foi feito aos dois deputados federais e à Acrissul no final de fevereiro.

De acordo com Dagoberto, haverá uma reunião com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula, na tarde de hoje e será entregue o relatório com todas as terras a venda.

São 67.500 hectares de terras distribuídas em doze municípios: Dourados, Juti, Amambai, Rio Brilhante, Paranhos, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Miranda, Antônio João, Maracaju e Ponta Porã.

O relatório foi coordenado pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que teve dificuldades em encontrar propriedades no município de Dourados, onde o problema de terras indígenas é acentuado.

O nome das propriedades é mantido em sigilo até a venda ser efetuada.

De acordo com Jonathan Barbosa, vice-presidente da Acrissul, a medida serve para evitar retaliações aos produtores: "Se o vizinho desse produtor descobre que ele vendeu as terras para ser ocupada por índios, ele pode querer pressionar e evitar a venda. Apenas depois de concluída a venda as áreas serão divulgadas", explicou.

Dagoberto disse que após a entrega do relatório, Carvalho irá despachar com o presidente e marcar uma agenda para o início da compra das propriedades.

Lula havia solicitado urgência na questão, para que efetue a compra antes do fim de seu mandato.

Nos siga no Google Notícias