ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

TJ acata denúncia contra prefeito de Naviraí por denúncia caluniosa a delegados

Marta Ferreira | 11/11/2011 13:07

A Seção Criminal do TJ (Tribunal de Justiça) acatou esta semana denúncia do MPE (Ministério Público Estadual) contra o prefeito de Naviraí, Zelmo de Briga, por denunciação caluniosa. O motivo é uma representação que o prefeito fez contra dois delegados da Polícia Civil, em 2007, após uma operação feita na Prefeitura, para investigação de irregularidades.

O prefeito denunciou os delegados por abuso de autoridade, e eles foram inocentados. Ao se manifestar no processo, alegou que a acusação do MPE deveria ser rejeitada, sob o argumento de ausência de “elementos essenciais à tipificação do delito como instauração de sindicância ou de processo administrativo para apuração dos fatos; arquivamento de inquérito policial ou absolvição judicial atestando a falsidade da imputação”. Para ele, não houve dolo, "isto é, a ciência do denunciado quanto à inocência dos representados”.

O relator do processo, o desembargador em exercício Francisco Gerardo de Souza, entendeu que a denúncia deveria ser aceita. “A conduta do denunciado amolda-se, em princípio, ao tipo legal em tela, pois deu causa (procurou o Secretário de Justiça e Segurança Pública, relatando o ocorrido e buscando providências) à investigação administrativa contra os delegados de Polícia Civil", escreveu.

O texto informa que o corregedor-geral da Polícia Civil instaurou e concluiu investigação administrativa para apuração dos fatos apontados contra o delegado.

Além disso, observou o desembargador sobre a existência ou não de dolo, é preciso dar andamento ao processo. O entendimento foi acatado pela turma.

Nos siga no Google Notícias