ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

TJ declara inconstitucional lei que fixa em 30/h jornada de assistente social

Flávio Paes | 25/11/2015 20:21

O Tribunal de Justiça por unanimidade decidiu pela inconstitucionalidade da lei º 5.307 de 2014 que reduziu de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho das 104 assistentes sociais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde. Já em agosto de 2013, os desembargadores também consideraram inconstitucional a Lei Complementar Municipal 213/2013 que garantiu a redução da jornada para a enfermagem.

Na decisão desta quarta-feira o Tribunal de Justiça acolheu o mandado de segurança impetrado pela Prefeitura e suspendeu os efeitos da 5.307 promulgada pela Câmara Municipal em 14 de março do ano passado, que estendeu as assistentes a redução da jornada.

Como o projeto de lei era de um dos principais aliados, o vereador Paulo Siuffi, o então prefeito Gilmar Olarte não vetou nem sancionou a proposta, deixando a decisão para o Legislativo.
Olarte não quis vetar o projeto, mas orientou a Procuradoria Jurídica a entrar na Justiça para questionar a lei sob o argumento de que tem um vicio de iniciativa, no entendimento da exclusiva competência do Executivo, a iniciativa de propostas desta natureza.

Os desembargadores não aceitaram os argumentos da Câmara que sustentou a improcedência da ação, argumentando a inexistência de vício de iniciativa, tomando por base a normatização da matéria pela União. A jornada de 5 horas para assistentes sociais foi instituída pela lei federal 12.317 de 2010, daí o entendimento dos procuradores do Legislativo de a lei municipal seria uma mera regulamentação.

Nos siga no Google Notícias