ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Trabalhadores ameaçam parar coleta de lixo se salário não sair terça

Paulo Yafusso | 07/09/2015 14:06
Caso salário não seja depositado nesta terça-feira, trabalhadores poderão suspender coleta de lixo (Foto: Marcos Ermínio)
Caso salário não seja depositado nesta terça-feira, trabalhadores poderão suspender coleta de lixo (Foto: Marcos Ermínio)

Os cerca de mil trabalhadores responsáveis pela limpeza e coleta de lixo em Campo Grande poderão paralisar as atividades na quarta-feira, caso os salários não sejam pagos até esta terça-feira. Na última quinta-feira, a coleta chegou a ficar suspensa até o final da tarde, depois que a Solurb, concessionária do serviço, pagou o ticket alimentação dos funcionários, que estava atrasado.

Segundo Wilson Gomes da Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, os funcionários que fazem a varrição das ruas e a coleta do lixo irão aguardar até a meia-noite desta terça-feira para receber o salário. Caso o depósito não tenha sido feito, na quarta-feira pela manhã se reúnem em assembleia no patio da empresa para decidir o que fazer. “O indicativo da categoria é pela paralisação, se o pagamento não sai”, afirmou.

A Solurb alega que depende do pagamento pela Prefeitura para cumprir com as obrigações trabalhistas, já que a empresa só presta serviço para a administração municipal, por isso não tem outra fonte de receita. A direção diz que tem cerca de R$ 15 milhões para receber, da varição e coleta de lixo feitas em junho e julho.

A Prefeitura informou que não há nenhum pagamento atrasado. Afirma que no dia 24 do mês passado pagou o que faltava e caso os garis suspendam o trabalho vai entrar na justiça com ação para garantir a manutenção da limpeza e coleta do lixo na cidade. Por meio da assessoria, o secretário de Planejamento e Finanças, Disney Fernandes, afirmou que o pagamento de junho e julho está na dependência da fiscalização e medicação do serviço executado.

A administração municipal assegura ainda que só neste ano a Solurb já recebeu R$ 56 milhões. Por outro lado, a empresa diz que nesse montante estão também pagamentos atrasados do ano passado, e afirma lamentar que a Prefeitura prefira ir para a Justiça do que tentar uma negociação para o pagamento dos atrasados.

Nos siga no Google Notícias