ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Transporte aéreo de pessoas com deficiência pode ser facilitado, prevê projeto

Agência Senado | 15/05/2015 22:00

Empresas aéreas poderão ser obrigadas a fornecer equipamentos para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. E enfrentar ainda a exigência de oferecer passagens a cadeirantes sem limitação de assentos por voo.

Estas e outras medidas de ajuste do transporte aéreo às demandas de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida estão em projeto de lei (PLS 219/2015) do senador Romário (PSB-RJ), em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Outra preocupação de Romário foi determinar o embarque e desembarque na aeronave antes dos demais passageiros. Para reforçar o cumprimento deste conjunto de medidas, o PLS 219/2015 fixou multa de R$ 7 mil às empresas infratoras.

A proposta altera a Lei 10.098/2000, que estabelece normas gerais de promoção da acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, devendo as inovações entrarem em vigor 180 dias após a sanção presidencial.

“Na prática, é comum presenciar pessoas com deficiência passando por constrangimentos para acessar os serviços de transporte aéreo. Há casos em que as companhias aéreas impõem dificuldades para os passageiros ao restringir o número de passagens vendidas aos cadeirantes. E, quando conseguem adquirir os bilhetes, muitas vezes os cadeirantes precisam ser carregados para acessar as aeronaves”, ressalta Romário na justificação do PLS 219/2015. (Com Agência Senado)

Nos siga no Google Notícias