ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

TRE autoriza que candidato tenha acesso a dados de pesquisa eleitoral

Nyelder Rodrigues | 25/08/2016 20:11

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) autorizou nesta quinta-feira (25) que a chapa "Por uma Campo Grande Melhor", encabeçada pelo candidato a prefeito Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PSC), tenha acesso ao sistema interno de controle da coleta de dados de uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto Instituto Valle.

Conforme a decisão, a coligação poderá checar os dados referentes à identificação dos entrevistadores, planilhas individuais, mapas e demais dados que estejam anexados à pesquisa, além do relatório final e modelo de questionário aplicado. O acesso não vai romper o pacto de preservação da identidade dos entrevistados.

Os advogados de David, Rafael Scaini e Luiz Carlos Santini, acionaram a Justiça Eleitoral para obter esclarecimentos sobre a pesquisa de intenção de votos após terem dúvidas sobre a qualidade do levantamento, já que a coleta das entrevista e a tabulação foram realizados em um curto período - pesquisa realizada dia 10 de agosto e divulgada seis dias depois.

O estudo foi registrado sob o número MS 08296/2016 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e envolveu 850 pessoas. Ao Campo Grande News, o Instituto Valle afirmou que é direito dos candidatos e de qualquer cidadão ter acesso às informações. solicitadas, sendo que os documentos requisitados já foram enviados ao TRE para serem encaminhados ao solicitante.

A decisão de liberar o acesso à pesquisa foi tomada pelo juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 53ª Zona Eleitoral. Foi dado um prazo de dois dias para que sejam enviados os dados à David. Também foi dado o prazo de mais dois dias para que seja aberto acesso na sede ou filial da empresa para ter acesso aos dados, durante horário comercial.

Nos siga no Google Notícias