ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

TRE começa a distribuir 5,5 mil urnas eletrônicas aos mesários

Alan Diógenes | 01/10/2014 18:28
Ao todo, 5,566 mil urnas eletrônicos serão entregues até sexta-feira (Foto: Marcelo Victor)
Ao todo, 5,566 mil urnas eletrônicos serão entregues até sexta-feira (Foto: Marcelo Victor)

As urnas eletrônicas que irão servir para contabilizar os votos de milhares de sul mato-grossenses nas eleições do próximo domingo (5), já começaram a ser entregues, nesta terça-feira (1º), às suas respectivas zonas eleitorais. Ao todo, 5,566 mil urnas serão entregues a 5,744 mil seções eleitorais até às 19h da sexta-feira (3). Isso por que 178 seções funcionam no mesmo prédio.

No Fórum Eleitoral, por exemplo, 250 mesários devem passar para retirar as urnas até o final da semana. Alur José Bernardes, de 49 anos, que trabalha há 32 anos como mesário, foi pegar seu kit na tarde desta quarta-feira (1º). Ele afirmou que a responsabilidade é grande no dia das eleições.

“É um dia especial onde todos estarão escolhendo os futuros governantes. Então é preciso muita responsabilidade. Fico contente em poder contribuir para que a democracia do país seja colocada em prática”, comentou Alur que é responsável por mesa eleitoral na Escola Municipal Arlindo de Sampaio Jorge, na Capital.

O mesário Farley Leles Froes Medeiros, 35, é presidente de mesa na Escola Municipal Olinda Enciso. Quando começou há 10 anos ele era apenas secretário. Alguns anos antes tinha desistido de ser mesário, mas por paixão ao trabalho, pediu para retornar.

Farley contou que se prepara e prefere não fazer extravagâncias, no dia anterior às eleições. “É uma responsabilidade muito grande, então um dia antes eu não bebo e procuro dormir cedo. Nos dia das eleições acordo 6h e tomo um café da manhã bem reforçado para aguentar o batente”, explicou.

A auxiliar da 8ª Zona Eleitoral, Katia Tonheiro, 52, informou que os mesários levam no kit eleições 2014, R$ 25 para cada funcionário que irá trabalhar no dia, R$ 35 para o combustível do veículo que irá transportar o kit, crachás, formulários, canetas, e materiais de higiene pessoal.

O técnico de urna, Marciel Fernando, 38, falou que seu papel é ficar nas sessões eleitorais para trocar as urnas, caso acontecem algum problema. Ele também é responsável por encerrar a votação às 17h e transmitir o resultado para o setor responsável.

“As pessoas precisam conhecer nosso trabalho para ver que não existem fraudes. Acho importante contribuir para eleições, pois assim também acrescento muito na minha profissão de técnico de Tecnologia da Informação”, finalizou Marciel.

Alur trabalha há 32 como mesário e fala que responsabilidade é grande em atuar nas eleições. (Foto: Marcelo Victor)
Alur trabalha há 32 como mesário e fala que responsabilidade é grande em atuar nas eleições. (Foto: Marcelo Victor)
Marciel é o técnico responsável em trocar urnas com defeitos no dia das eleições. (Foto: Marcelo Victor)
Marciel é o técnico responsável em trocar urnas com defeitos no dia das eleições. (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no Google Notícias