ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

TRE começa inserção de dados em 5.566 urnas para o 2º turno

Aline dos Santos | 18/10/2014 08:33
Urnas serão preparadas para o segundo turno. (Foto: Marcelo Calazans)
Urnas serão preparadas para o segundo turno. (Foto: Marcelo Calazans)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) deu a largada ontem para inserção de dados nas 5.566 urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno em Mato Grosso do Sul. O processo começou ontem pela 8ª Zona Eleitoral. De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, outras zonas eleitorais passarão pelo procedimento na próxima semana. No dia 26, os eleitores votam para presidente e governador.

O processo corresponde à inserção, em cada uma das urnas que serão utilizadas no segundo turno, de informações referentes aos dados dos candidatos e eleitores de cada seção eleitoral. Em seguida, o terminal é lacrado.

O procedimento é acompanhado por juízes, representantes do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, técnicos e representantes dos partidos políticos e coligações.

O funcionamento como um aparelho, ligado somente à tomada e sem acesso à internet, e a divulgação dos votos por cada equipamento garantem a segurança da urna eletrônica, a protagonista das eleições no Brasil desde 1996.

Dois terminais compõem a urna eletrônica: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar, e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto.

O terminal do mesário possui um teclado numérico, onde é digitado o número do título de eleitor, e uma tela de cristal líquido, onde aparece o nome do eleitor, se ele pertence àquela seção eleitoral e se está apto a votar. Antes da habilitação, nas seções onde há identificação biométrica, o eleitor tem sua identidade validada pela urna. Desta forma, um eleitor não pode votar por outro.

Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou, em respeito à Constituição Federal que determina o sigilo do voto.

Três pequenos sinais visuais auxiliam o mesário, informando-o se o terminal está disponível para o eleitor, se já completou seu voto e se a urna eletrônica está funcionando ligada à corrente elétrica ou à bateria interna.

Nos siga no Google Notícias